Frango à passarinho de forno: uma receita que vai te surpreender

Frango à passarinho. Foto: Reprodução/iStok
Frango à passarinho. Foto: Reprodução/iStok

Neste sábado, 29 de janeiro, no Cozinha & Receitas do Tecnonotícias, iremos apresentar um prato muito especial para o seu início de ano! A receita de hoje é frango à passarinho de forno.

Este delicioso frango à passarinho é fácil e rápido de se fazer! O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 60 minutos, rende até 4 porções e tem grau de dificuldade fácil.

Assim, leia mais: Roseta de peixe com manga grelhada: uma das melhores receita que você já viu

Saiba como fazer o frango à passarinho
Crocante, saboroso e suculento por dentro – e sem deixar bagunça na cozinha. Mas, para essa versão assada, dar certo tem que atentar aos detalhes: o frango não pode estar gelado, nem amontoado na assadeira.

Portanto, confira também: Risoto cremoso de limão siciliano: faça esta deliciosa e simples receita e impressione
Ingredientes da receita

1 kg de frango cortado à passarinho;
2 dentes de alho;
1 e ½ colher (chá) de páprica doce;
1 colher (chá) de sal;
3 colheres (sopa) de azeite;
¼ de xícara (chá) de farinha de trigo;
1 colher (chá) de cominho;
8 ramos de salsinha;
Gomos de limão para servir;

Passo a passo do frango à passarinho
Frango à passarinho. Foto: Reprodução/iStok2 Frango à passarinho. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, pré-aqueça o forno a 220º C (temperatura alta). Retire o frango da geladeira – ele não pode estar gelado na hora de assar (o frango gelado não fica crocante). No pilão, bata o alho, o sal, a páprica e o cominho até formar uma pastinha.

Por último, misture o azeite à pastinha. Em uma tigela grande, tempere o frango com a pasta de alho e especiarias. Espalhe bem o tempero com as mãos para envolver todos os pedaços. Logo após, polvilhe com a farinha e misture novamente – o aspecto é meio seco e grudento, mas é assim mesmo.

A farinha ajuda a formar a casquinha crocante do frango, sem ressecar a carne. Unte uma assadeira grande com azeite e distribua os pedaços de frango, sem amontoar – quanto mais espaçado estiver, mais crocante fica. Em seguida, leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos, ou até a base dos pedaços dourarem.

Com uma pinça, vire os pedaços e deixe assar por mais 20 minutos, até o frango à passarinho ficar bem crocante e dourado. Enquanto isso, lave, seque e pique a salsinha. Em seguida, retire a assadeira do forno e, com a pinça, transfira os pedaços de frango para uma tigela. Por fim, misture a salsinha e sirva a seguir com gomos de limão.
Sugestão de consumo da receita
O frango à passarinho fica uma delícia puro, mas você pode acompanhar com um delicioso arroz branco feito na hora e um suco natural (de sua preferência). Essa combinação fica irresistível!

Confira agora: Sardinhas fritas com fubá: aposto que você vai se surpreender com esta receita

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]