Rabanada salgada de alho-poró: uma receita simples e muito saborosa

Rabanada salgada. Foto: Reprodução/iStok
Rabanada salgada. Foto: Reprodução/iStok

Neste domingo, 13 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, iremos apresentar uma receita deliciosa e saborosa com alho-poró. A receita de hoje é rabanda salgada de alho-poró.

Esta deliciosa rabanda salgada de alho-poró, é fácil e rápida de preparar. O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 120 minutos, rende até 6 porções e tem grau de dificuldade fácil.

Assim, leia mais: Espaguete com molho de tomate assado: uma das mais deliciosas receitas de massa

Saiba como fazer a rabanada salgada

Rabanada salgada? Temos! Nesta versão, o açúcar e a canela abrem espaço para o alho-poró e queijo gorgonzola.

Portanto, confira também: Bolo mousse de chocolate: a combinação perfeita do quitute com a sobremesa
Ingredientes da receita

2 alhos-porós;
6 pães franceses amanhecidos;
6 ovos;
3 xícaras (chá) de leite;
¼ de xícara (chá) de queijo azul despedaçado (cerca de 55 g);
noz-moscada ralada na hora a gosto;
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Passo a passo da rabanada salgada de alho-poró
Rabanada salgada. Foto: Reprodução/iStok2 Rabanada salgada. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, descarte a ponta e fatie o talo do alho-poró em rodelas finas – você pode reservar as folhas para preparar um caldo. Logo após, transfira para uma peneira e lave bem sob água corrente. Em seguida, deixe escorrer enquanto prepara os outros ingredientes. Logo após, unte com manteiga uma assadeira alta de cerca de 30 cm x 20 cm (se preferir utilize um refratário).

Em seguida, com uma faca de serra, corte cada pão na diagonal em fatias de 1 cm. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela grande – se um estiver estragado, você não perde a receita. Logo após, junte o leite e misture bem com o batedor de arame até ficar liso.

Tempere com noz-moscada, sal e pimenta-do-reino a gosto. Para montar a rabanada: coloque as fatias de pão no refratário, uma sobreposta a outra, formando 4 fileiras; distribua as rodelas de alho-poró entre cada fatia de pão e também entre as fileiras; por último polvilhe o gorgonzola sobre todas as fatias.

Logo após, com uma concha, adicione a mistura de leite e ovos, regando bem cada uma das fatias de pão. Em seguida, cubra com filme e deixe descansar por pelo menos 30 minutos para que os pães absorvam o líquido (se preferir, prepare na noite anterior e deixe na geladeira de um dia para o outro). Logo após, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).

Se tiver preparado na noite anterior, retire a assadeira da geladeira e deixe em temperatura ambiente enquanto o forno aquece. Por fim, retire o filme e leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos até dourar – os pães vão estufar e a mistura de ovos vai endurecer. Retire do forno e sirva a seguir.

Sugestão de consumo da receita
Para acompanhar sua deliciosa receita de rabanada salgada de alho-poró, nada melhor que uma salada de folhas verdes e um suco natural (de preferência). Essa combinação fica muito saborosa.

Ademais, leia também: Geleia de morango com maracujá: se geleia de morango é bom, imagina com esta combinação de maracujá;…

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]