Espaguete com molho de tomate assado: uma das mais deliciosas receitas de massa

Espaguete com molho de tomate assado (Foto: Reprodução/iStock)
Espaguete com molho de tomate assado (Foto: Reprodução/iStock)

Nesta sexta, 29 de outubro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, apresentaremos uma receita deliciosa e rápida de espaguete. O prato para este dia é: espaguete com molho de tomate assado. O sabor apurado e sua textura vai te impressionar!

Este espaguete com molho de tomate assado é simples e divertida de fazer. O tempo de preparo desta receita é de 60 minutos, rende 2 porções e o grau de dificuldade é fácil. Aproveite este momento e vamos juntos a cozinha!

Assim, leia mais: Macarrão de arroz frito com camarão ao pesto de rúcula: uma deliciosa receita para inovar na sua culinária
Saiba como fazer espaguete com molho de tomate assado
Você nunca viu um molho de tomate como esse. Em vez de ir para a panela, tomate, cebola, alho e pimentão vão para o forno, onde ganham um toque tostado que vai fazer toda a diferença.

Portanto confira também: Macarrão com molho verde de couve: uma receita para provar que couve combina sim com macarrão
Ingredientes da receita

150 gramas de espaguete;
5 tomates maduros;
½ pimentão vermelho;
1 cebola;
2 dentes de alho;
½ xícara (chá) de muçarela de búfala (bolinhas pequenas);
Azeite a gosto;
1 pitada de pimenta calabresa seca;
Folhas de manjericão a gosto;
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto;
Lascas de queijo parmesão a gosto para servir;

Passo a passo do espaguete com molho de tomate assado
Espaguete com molho de tomate assado (Foto: Reprodução/iStock) Espaguete com molho de tomate assado (Foto: Reprodução/iStock)

Primeiramente, pré-aqueça o forno a 240º C (temperatura alta). Lave, seque e corte os tomates ao meio. Então, sem tirar a raiz da cebola, corte em duas metades no sentido do comprimento e cada metade e em três gomos – é importante manter a raiz para que as camadas da cebola não se soltem e ela se mantenha úmida depois de assada. Após, descasque os gomos.

Em seguida, lave, seque e corte o pimentão ao meio. Descarte as sementes e corte uma das metades em tiras de 1 cm – reserve a outra metade na geladeira para uma próxima receita. Descasque e corte os dentes de alho ao meio. Então, disponha as metades de tomate com a casca para baixo e o lado da polpa para cima – assim solta menos água. Após, distribua o restante dos legumes na assadeira, deixando espaço entre eles.

Em seguida, tempere com sal e pimenta a gosto e regue com 3 colheres (sopa) de azeite. Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos, ou até que os legumes estejam macios e levemente tostados. Enquanto isso, corte as bolinhas de muçarela de búfala ao meio, lave e seque as folhas de manjericão. Após, leve uma panela média com água ao fogo alto para ferver.

Sobretudo, acrescente 1 colher (sopa) de sal, coloque o macarrão e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem, até ficar al dente. Então, retire a assadeira do forno e transfira metade dos legumes para o liquidificador. Tempere com a pimenta calabresa e bata até ficar liso.

Assim que estiver cozido, escorra o espaguete e reserve. Em seguida, transfira o molho batido para a panela, junte o restante dos legumes assados e leve ao fogo médio até ferver – aperte delicadamente os tomates para formar um molho rústico. Por fim, junte o espaguete ao molho, misture as folhas de manjericão e a muçarela de búfala. Sirva a seguir com lascas de parmesão.
Sugestão de consumo da receita
O espaguete com molho de tomate assado, fica uma delícia pura, mas você pode acompanhar com legumes, verduras, queijo, um suco natural, um refrigerante ou outro acompanhamento de sua preferência!

Ademais, leia também: Lasanha de bacalhau com molho branco: uma ótima receita para fazer em um almoço especial

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]