Sopa de berinjela com tomate: uma receita saborosa e muito especial

Sopa de berinjela com tomate. Foto: Reprodução/iStok
Sopa de berinjela com tomate. Foto: Reprodução/iStok

Neste domingo, 06 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, iremos apresentar neste dia uma prato muito especial para o seu início de ano. A receita de hoje é sopa de berinjela com tomate.

Esta deliciosa sopa de berinjela, é fácil e rápida de se fazer. O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 60 minutos, rende 4 porções e tem grau de dificuldade fácil.

Assim, leia mais: Roseta de peixe com manga grelhada: uma das melhores receita que você já viu

Saiba como fazer a sopa de berinjela com tomate

A combinação de sabores leva a gente ao Oriente Médio: alho, limão, páprica e cominho. Ah! E ainda tem um sabor defumado da berinjela que é assada, antes de virar sopa. Quem curte babaganoush não pode deixar de provar.

Portanto, confira também: Risoto cremoso de limão siciliano: faça esta deliciosa e simples receita e impressione
Ingredientes da receita

3 berinjelas;
2 tomates italianos maduros;
1 cebola;
1 dente de alho;
½ colher (chá) de cominho em pó;
1 colher (chá) de páprica doce;
3 colheres (sopa) de extrato de tomate;
1 litro de água;
2 colheres (sopa) de azeite;
2 colheres (chá) de açúcar;
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Passo a passo da sopa de berinjela com tomate
Sopa de berinjela com tomate. Foto: Reprodução/iStok2 Sopa de berinjela com tomate. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, preaqueça o forno a 220 °C (temperatura alta). Lave, seque e fure as berinjelas com um garfo. Em seguida, coloque numa assadeira grande, com espaço entre cada uma, e leve ao forno para tostar por 40 minutos – na metade do tempo vire com uma pinça para tostar por igual.

Enquanto isso, prepare os outros ingredientes: lave, seque, descarte as sementes e corte os tomates em cubinhos; descasque e pique fino a cebola e o alho. Logo após, leve ao fogo médio uma panela. Quando aquecer, regue com o azeite e acrescente a cebola.

Em seguida, tempere com o açúcar, uma pitada de sal e refogue por cerca de 10 minutos, até ficar bem dourada. Logo após, adicione o alho, o cominho e a páprica e misture bem por 1 minuto. Em seguida, adicione o extrato de tomate e mexa bem por 3 minutos. Junte o tomate picado e refogue por mais 5 minutos, pressionando com a espátula para formar uma pastinha.

Logo após, adicione mais uma pitada de sal, regue com a água e deixe cozinhar por 15 minutos, com a tampa entreaberta, até formar um caldo perfumado.

Assim que as berinjelas estiverem frias, faça um corte ao longo do comprimento de cada uma e, com uma colher, raspe a polpa e transfira para o liquidificador. Por fim, adicione o caldo da panela e bata bem, até ficar liso. Atenção: segure a tampa com um pano de prato para conter o vapor.
Sugestão de consumo da receita
A Sopa de berinjela com tomate, fica uma delícia pura, mas você pode acompanhar com uma deliciosa torrada de pão sírio, e uma bebida (de sua preferência). Essa combinação fica irresistível!

Confira agora: Sardinhas fritas com fubá: aposto que você vai se surpreender com esta receita

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]