Risoto cremoso de limão siciliano: faça esta deliciosa e simples receita e impressione

Risoto cremoso de limão siciliano (Foto: Reprodução/iStock)
Risoto cremoso de limão siciliano (Foto: Reprodução/iStock)

Nesta sexta, 29 de outubro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, iremos apresentar uma receita deliciosa e rápida de risoto. O prato deste dia para você é: risoto cremoso de limão siciliano.

Este risoto cremoso de limão siciliano é simples de fazer. O tempo de preparo desta receita é de 60 minutos, rende 6 porções e o grau de dificuldade é médio. Então, prepara os itens e vamos juntos preparar esta maravilha da culinária.

Assim leia mais: Risoto de camarão: a melhor receita de risoto de todos os tempos
Saiba como fazer risoto cremoso de limão siciliano
Esta versão de risoto tem um truque para ficar bem cremosa: gema misturada com parmesão no final do preparo. O limão siciliano perfuma e dá aquele sabor maravilhoso. Para ficar ainda mais especial, rodelas grelhadas enfeitam o prato.

Portanto confira também: Risoto de macarrão: uma receita perfeita para o almoço
Ingredientes da receita

2 xícaras (chá) de arroz para risoto (arbóreo);
1,5 litro de caldo de legumes caseiro;
1 cebola;
½ xícara (chá) de vinho branco seco;
1 alho-poró;
1 talo de salsão (sem as folhas);
2 colheres (sopa) de manteiga;
1 gema;
Raspas caldo de 1 limão siciliano;
2 colheres (sopa) azeite;
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado;
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto;
Salsinha picada a gosto para servir;
Rodelas de 1 limão siciliano grelhadas para servir;

Passo a passo do risoto cremoso de limão siciliano
Risoto cremoso de limão siciliano (Foto: Reprodução/iStock) Risoto cremoso de limão siciliano (Foto: Reprodução/iStock)

Primeiramente, corte o talo de alho-poró ao meio, no sentido do comprimento, e fatie as metades em meias-luas finas — você pode congelar as folhas para preparar um caldo caseiro e reservar as raízes para preparar raiz de alho-poró frita. Após, transfira o alho-poró fatiado para uma peneira e lave bem sob água corrente. Então, lave, seque e corte o talo de salsão em cubinhos — reserve a folha para o cozimento do risoto.

Em seguida, descasque e pique fino a cebola. Após, numa tigela, coloque as raspas e o caldo do limão, a gema e o queijo parmesão. Depois, misture bem com uma espátula e reserve — a mistura possui um aspecto talhado, mas é assim mesmo. Em uma panela, leve o caldo de legumes ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e mantenha o caldo aquecido durante todo o preparo do risoto.

Então, leve outra panela grande ao fogo médio para aquecer. Regue com 2 colheres (sopa) de azeite, adicione o salsão, a cebola e o alho-poró. Em seguida, tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar, por cerca de 3 minutos. Acrescente o arroz e mexa bem por 3 minutos para envolver os grãos com azeite. Sobretudo, tempere com sal e pimenta-do-reino – lembre-se de que o caldo caseiro não leva sal!
Passo seguinte
Contudo, regue com o vinho e misture até secar. Adicione 2 conchas do caldo e misture bem. Em seguida, deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até secar. Então, repita o procedimento, adicionando o caldo, de concha em concha, mexendo, até o risoto ficar no ponto – o grão deve estar cozido mas ainda durinho no centro (al dente).

Atenção: na última adição de caldo, misture e desligue o fogo. Não deixe secar completamente, o risoto deve ficar bem úmido. Por fim, acrescente a manteiga e a mistura de gema com queijo e limão. Sirva a seguir com salsinha picada e rodelas de limão douradas.
Sugestão de consumo da receita
O risoto cremoso de limão siciliano, fica uma delícia puro, mas você pode acompanhá-lo com um suco natural, um vinho, ou um refrigerante! Experimente também este risoto com uma bela salada colorida!

Ademais, leia também: Macarrão de arroz frito com camarão ao pesto de rúcula: uma deliciosa receita para inovar na sua culinária

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]