Abacaxi retrô com sorvete: essa receita além de deliciosa também é nostálgica

Abacaxi retrô com sorvete. Foto: Reprodução/Istock
Abacaxi retrô com sorvete. Foto: Reprodução/Istock

Neste domingo, 06 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, iremos apresentar uma maravilhosa sobremesa que traz um desejo de “quero mais”. A receita de hoje é: abacaxi retrô com sorvete.

Essa delicia de abacaxi retrô com sorvete é simplesmente uma sobremesa de deixar seu paladar apurado. O mesmo serve até 4 porções e demora aproximadamente 1 hora para ser feito. Então, vamos aprender?

Assim, leia mais: Biscoito de chocolate com castanha-do-pará: uma receita para fazer em suas tardes especiais
Saiba como fazer o abacaxi retrô com sorvete

Além de deliciosa, esta sobremesa tem uma apresentação nostálgica. As metades do abacaxi vão para a mesa, usadas como tigelas para servir a polpa da fruta misturada com sorvete.

Portanto, confira também: Bolinho quente de doce de leite para dois: uma receita deliciosa e muito simples
Ingredientes da receita

1 abacaxi pérola;
1 litro de sorvete de creme;
⅓ de xícara (chá) de amêndoas laminadas torradas.

Passo a passo para fazer o abacaxi retrô com sorvete
Abacaxi retrô com sorvete. Foto: Reprodução/Istock Abacaxi retrô com sorvete. Foto: Reprodução/Istock

Primeiramente, lave, seque e mantenha a casca e a coroa do abacaxi. Em seguida, faça um corte no sentido do comprimento para dividir o abacaxi ao meio, dividindo também a coroa e em seguida retire com cuidado a polpa nas duas metades do abacaxi, deixando uma borda de 0,5 cm na casca (as metades serão usadas como tigelas para servir, então a casca deve ficar intacta).

Sobretudo, para tirar a polpa: com uma faquinha afiada, faça um corte acompanhando todo o formato da metade do abacaxi; corte este centro de polpa em tiras, e as tiras em cubos; com uma colher, retire os cubinhos da casca (se ficarem muito grandes, numa tábua, corte em cubos menores) e então em uma panela, leve ao fogo médio os cubinhos de abacaxi.

Logo após, deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, até que fiquem macios e o caldo seque. Em seguida, misture o licor de amêndoas, transfira para uma tigela e leve para esfriar na geladeira. Agora mantenha os cubos e às duas metades de abacaxi na geladeira até a hora de servir, em seguida retire os cubinhos da geladeira, junte o sorvete de creme e misture. Por fim, divida nas duas metades do abacaxi, salpique com as amêndoas laminadas e sirva imediatamente.
Sugestão de consumo da receita
Contudo, para um aproveitamento melhor do abacaxi retrô com sorvete, uma sugestão é colocar no sorvete duas colheres de sopa de licor de amêndoas, lembrando que se for colocar esse ingrediente não deixe nenhuma criança ou menor de 18 anos, comer, pois pode fazer mal.

Ademais, leia também: Brigadeiro de cenoura: receita do docinho ideal para sua festa

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]