Salada caesar: uma receita saborosa e muito nutritiva

Confira agora o passo a passo deste inusitado prato

Foto do revisor (Andréia Eliza)
Revisado por: (Andréia Eliza)
Anúncio


Nesta segunda, 06 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, iremos apresentar uma receita deliciosa e muito saborosa. A receita de hoje é salada caesar.

Continua depois da publicidade

Esta deliciosa salada é fácil e rápida de preparar. O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 60 minutos, rende até 4 porções e tem grau de dificuldade fácil.

Assim, leia mais: Espaguete com molho de tomate assado: uma das mais deliciosas receitas de massa

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer a salada caesar

Continua depois da publicidade

Esse clássico, que combina croutons crocantes, alface fresquinha e molho cremoso, ganha o reforço do frango desfiado. Assim, pode até virar salada-refeição – ou, em porções menores, entrada caprichada.

Portanto, confira também: Bolo mousse de chocolate: a combinação perfeita do quitute com a sobremesa
Ingredientes da receita

2 xícaras (chá) de pão amanhecido cortado em cubos de 1 cm;
2 colheres (sopa) de azeite;
sal a gosto;
1 maço de alface-romana;
1 filé de peito de frango (250 g);
½ cebola;
1 xícara (chá) de maionese caseira;
3 filés de anchova;
3 colheres (sopa) de água filtrada;
¼ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino;
1 dente de alho pequeno descascado;
caldo de ½ limão;
tiras da casca de 1 limão;
1 folha louro;
2 cravos-da-índia.

Passo a passo da salada caesar
Salada caesar. Foto: Reprodução/iStok2 Salada caesar. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 2 colheres (sopa) de azeite e acrescente os cubos de pão. Logo após, tempere com sal e mantenha em fogo médio por cerca de 5 minutos, mexendo por vezes, até dourar.

Em seguida, transfira os croutons para uma travessa e deixe esfriar completamente antes de armazenar ou servir – eles ficam mais crocantes depois de frios. Lave bem as folhas de alface sob água corrente. Logo após, transfira para uma tigela, cubra com água, misture o bactericida de sua escolha e deixe de molho por 15 minutos.

Enquanto isso, prepare o frango. Em seguida, prenda a folha de louro na cebola, espetando com os cravos e transfira para uma panela média. Adicione o filé de frango e as tiras da casca de limão. Logo após, cubra com água e leve ao fogo alto – o filé deve ficar completamente imerso, cerca de 1,250 litro é suficiente.

Em seguida, deixe cozinhar por 2 minutos contados após a fervura, desligue o fogo e mantenha o frango na panela com água quente por mais 5 minutos – assim ele cozinha sem ficar ressecado. Logo após, com uma pinça, transfira o frango para um prato e desfie o filé ainda quente com dois garfos.
Passo Adiante
Em seguida, retire as folhas de alface da água em vez de escorrer – assim as sujeirinhas ficam no fundo da tigela. Logo após, enxágue sob água corrente, transfira as folhas para uma centrífuga de saladas e seque bem. Descasque o alho e bata num pilão com uma pitada de sal e a anchova até formar uma pastinha.

Logo após, transfira para uma tigela e junte a maionese, o queijo parmesão, o caldo de limão e a água. Em seguida, misture bem com uma espátula — se preferir um molho mais fluido acrescente água.

Atenção: o parmesão e a anchova já são bem salgados, não é preciso temperar com sal. Numa tigela grande, rasgue as folhas de alface grosseiramente. Por fim, junte o frango desfiado, regue com o molho e misture bem. Sirva a seguir com os croutons.
Sugestão de consumo da receita
Para acompanhar sua deliciosa receita de salada caesar, nada melhor que um arroz branco feito na hora e um suco natural (de preferência). Essa combinação fica muito saborosa.

Ademais, leia também: Geleia de morango com maracujá: se geleia de morango é bom, imagina com esta combinação de maracujá;…

Carregando comentários aguarde...
...