Crostini de sardinha com cebola dourada e limão siciliano: uma receita saborosa e muito nutritiva

Crostini de sardinha. Foto: Reprodução/iStok
Crostini de sardinha. Foto: Reprodução/iStok

Nesta segunda, 06 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, apresentaremos uma receita deliciosa e muito saborosa para suas noites especiais. Vem conosco e aprenda como fazer o crostini de sardinha com cebola dourada e limão siciliano.

Este inusitado crostini é fácil e simples de fazer. O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 40 minutos, rende cerca de 4 porções e grau de dificuldade é fácil.

Assim, leia mais: Macarrão roxo de beterraba assada: uma cor viva para a sua receita de Natal

Saiba como fazer o crostini de sardinha
Quem aí também é fã de sardinha? E sardinha com limão siciliano? Combinação perfeita que, desta vez, vai para cima da fatia de pão. Para um happy hour a jato e cheio de personalidade.

Portanto, confira também: Mac and cheese: uma receita que é de derreter qualquer paladar
Ingredientes da receita

2 latas de sardinha em óleo ou água (125 g cada);
1 cebola;
1 limão siciliano;
¼ de xícara (chá) de azeite;
1 dente de alho;
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto;
4 fatias de pão cascudo para servir.

Passo a passo do crostini de sardinha com cebola dourada
Crostini de sardinha. Foto: Reprodução/iStok.2 Crostini de sardinha. Foto: Reprodução/iStok.2

Primeiramente, descasque e corte a cebola em meias-luas de 1 cm. Descasque e pique fino o dente de alho. Logo após, lave e seque o limão siciliano. Faça raspas da casca e reserve o caldo de meio limão. Em seguida, abra as latas de sardinha, transfira os filés para um prato e, com um garfo, descarte a espinha central.

Logo após, leve uma frigideira grande ao fogo médio para aquecer. Toste as fatias de pão por um minuto de cada lado. Transfira para um prato e reserve. Em seguida, mantenha a frigideira em fogo médio, regue com o azeite, adicione a cebola e doure por cerca de 6 minutos, mexendo por vezes.

Junte o alho e mexa por 1 minuto para perfumar. Logo após, acrescente as sardinhas, tempere com pimenta-do-reino moída na hora a gosto e cozinhe por 1 minuto, mexendo delicadamente para não desmanchar os filés.

Em seguida, desligue o fogo, junte o caldo e as raspas do limão. Prove e se necessário, ajuste o sal – lembre-se que a sardinha é salgada. Por fim, sirva as sardinhas quentes (ou em temperatura ambiente) com a cebola e o molho que se formou na frigideira sobre os pães.
Sugestão de consumo da receita
O crostini de sardinha, fica uma delícia puro, mas você pode acompanhar com um delicioso pão caseiro. Certamente ficará perfeito!

Ademais, leia também: Salada de macarrão com abobrinha grelhada e molho de hortelã: a melhor salada para o verão

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]