Pasta de ervilha e lentilha com cominho: uma receita simples, saborosa e muito nutritiva

Confira agora o passo a passo deste delicioso prato

Foto do revisor (Andréia Eliza)
Revisado por: (Andréia Eliza)
Anúncio


Nesta segunda, 06 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, iremos apresentar uma receita deliciosa e saborosa com ervilha. A receita de hoje é pasta de ervilha e lentilha com cominho.

Continua depois da publicidade

Esta deliciosa pasta de ervilha, é fácil e rápida de preparar. O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 120 minutos, rende até 6 porções e tem grau de dificuldade fácil.

Assim, leia mais: Espaguete com molho de tomate assado: uma das mais deliciosas receitas de massa

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer a pasta de ervilha com lentilha

Continua depois da publicidade

Fãs de especiarias e ervas, esta receita não pode faltar no seu happy hour. Cremosa, tem um sabor explosivo com combinação das especiarias com o coentro fresco e o limão. E para ficar ainda mais diferente, sirva com sementes de cominho tostadas!

Portanto, confira também: Bolo mousse de chocolate: a combinação perfeita do quitute com a sobremesa
Ingredientes da receita

½ xícara (chá) de ervilha seca;
½ xícara (chá) de lentilha;
1 cebola roxa;
2 dentes de alho;
caldo de ½ limão;
¼ de xícara (chá) de azeite;
15 ramos de coentro;
1 colher (chá) de cominho em pó;
1 pitada de pimenta-de-caiena;
noz-moscada ralada na hora a gosto;
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto;
sementes de cominho tostadas e folhas de coentro a gosto para servir.

Passo a passo da pasta de ervilha com lentilha e cominho
Pasta de ervilha. Foto: Reprodução/iStok2 Pasta de ervilha. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, numa tigela coloque a ervilha, cubra com 1 xícara (chá) de água fervente e deixe de molho por 30 minutos – isso diminui o tempo de cozimento da ervilha e faz com que a ervilha e a lentilha levem o mesmo tempo para cozinhar. Passado o tempo de molho, escorra a água numa peneira e transfira a ervilha para uma panela média.

Logo após, junte a lentilha, cubra com 1,5 litro de água e leve ao fogo alto. Assim que ferver, abaixe o fogo, tampe parcialmente a panela e deixe cozinhar por cerca de 40 minutos, ou até os grãos ficarem macios. Enquanto isso, prepare o restante dos ingredientes. Descasque e corte a cebola em cubos pequenos.

Em seguida, descasque e pique fino os dentes de alho. Lave e seque as folhas de coentro. Logo após, leve uma frigideira ao fogo médio para aquecer. Regue com o azeite, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 5 minutos até dourar.

Após, junte o alho, tempere com o cominho, a pimenta-de-caiena, noz-moscada a gosto e mexa por mais 1 minuto para perfumar. Em seguida, reserve. Passado o tempo de cozimento, passe a ervilha e a lentilha cozidas por uma peneira e deixe escorrer bem a água. No processador de alimentos coloque os grãos cozidos e o refogado.

Logo após, junte as folhas de coentro, o caldo de limão, tempere com 1 colher (chá) de sal e pimenta a gosto. Em seguida, bata até formar uma pasta bem cremosa. Por fim, transfira para uma tigela e leve à geladeira por, no mínimo, 1 hora para esfriar. Na hora de servir, regue com azeite, e polvilhe com sementes de cominho tostadas e folhas de coentro a gosto.
Sugestão de consumo da receita
Para acompanhar sua deliciosa receita de pasta de ervilha, nada melhor que um pouco de sementes de cominho tostadas e um suco natural (de preferência). Essa combinação fica muito saborosa.

Ademais, leia também: Geleia de morango com maracujá: se geleia de morango é bom, imagina com esta combinação de maracujá;…

Carregando comentários aguarde...
...