Aprenda a fazer risoto de arroz negro na panela de pressão! Rápido e delicioso!

Risoto de arroz negro na pressão - Reprodução Canva Pró
Risoto de arroz negro na pressão - Reprodução Canva Pró

Esse maravilhoso risoto de arroz negro na pressão vai te conquistar assim que você o saborear pela primeira vez. É uma verdadeira explosão de sabores na sua boca. O resultado é um prato diferente e único. Então, hoje, 01 de novembro, o Cozinha & Receitas do Tecnonotícias te mostra como fazer.

O risoto de arroz negro na pressão é relativamente fácil de fazer, fica pronto em aproximadamente 60 minutos e rende até 6 porções. Com certeza vale a pena que você experimente o quanto antes essa receita.

Assim, leia mais: Como fazer pizza caseira: aproveite esta receita fantástica
Saiba como fazer risoto de arroz negro na pressão
O risoto surgiu no século XI, no norte da Itália, quando os Sarracenos, os quais dominavam a região, introduziram o grão na culinária local. Eles faziam o risoto com uma composição um pouco diferente da que se tem hoje.

A receita mais parecida com a atual nasceu em 1574, em uma festa de casamento, na cidade de Milão, na Itália. O criador, durante a preparação do arroz, por acidente, deixou cair um punhado de açafrão na panela, fazendo nascer o prato.

Portanto, confira também: Pão de calabresa: confira o sabor irresistível desse lanche
Ingredientes da receita

1 xícara de chá de arroz negro;
180 gramas de bacon;
1 cebola;
2 e 1/2 xícaras de chá de caldo, sabor carne;
1/2 xícara de chá de vinho branco;
1 folha de louro;
Pimenta calabresa, à gosto;
Sal à gosto;
1 cenoura ralada;
Azeite;
Cebolinha à gosto.

Passo a passo do risoto de arroz negro na pressão
Aprenda como fazer risoto de arroz negro na pressão - Reprodução Canva Pró Aprenda como fazer risoto de arroz negro na pressão – Reprodução Canva Pró

Na panela de pressão, coloque um fio de azeite e o bacon em cubos e deixe refogar por aproximadamente 5 minutos. Após, coloque a cenoura, a folha de louro e a cebola (em cubos), deixando refogar por até 3 minutos.

Em seguida, acrescentar o arroz negro, com a pimenta calabresa, recomenda-se uma pitada, refogando até que o cheiro do arroz comece a ser sentido. Após, acrescente o sal com cuidado, pois o bacon já é salgado. Coloque também o vinho, deixando com que o álcool evapore por 02 minutos.

Depois, acrescente o caldo de carne, tampando a panela e deixando cozinhar por aproximadamente 30 minutos. Após pegar pressão, deixe em fogo baixo.

Logo depois, apague a chama e espere a pressão sair naturalmente, abrindo a panela para verificar se o arroz e sua maciez. Caso não esteja, vá acrescentando água, aos poucos, e deixe cozinhar até que fique. Por fim, adicione a cebolinha, estando pronto para servir.
Sugestão de consumo da receita
Por ser um prato completo, o risoto de arroz negro na pressão não requer muitos acompanhamentos, nem aqueles mais pesados. Uma salada pode ser servida em complemento, gerando uma refeição completa. Experimente, então, hoje mesmo o prato.

Ademais, leia também: Salmão no papel alumínio: cozimento e sabor perfeito em apenas 30 minutos

Uma libriana um pouco tímida, tranqüila, fácil de se lidar e que ama ler e escrever. Fã de séries e filmes, gosto de paz e harmonia principalmente com as pessoas ao meu redor. Nascida em Duque de Caxias e atualmente morando em Armação dos Búzios, amo animais, principalmente meu shitzu Cookie. Tenho por hobby cozinhar, fazer bordado e adquirir conhecimento. Meus temas favoritos para escrever são receitas, horta, pets, cotidiano, viagens e curiosidades sobre o mundo.