Ravióli de ricota e molho de tomate: uma deliciosa receita

Ravióli de ricota e molho de tomate. Foto: Reprodução/iStok
Ravióli de ricota e molho de tomate. Foto: Reprodução/iStok

Nesta quarta, 19 de janeiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, iremos apresentar a você leitor uma receita deliciosa e irresistível! O prato de hoje é: ravióli de ricota e molho de tomate.

Este saboroso ravióli de ricota e molho de tomate, não é tão fácil de preparar, mas com empenho e dedicação você consegue! O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 120 minutos, e rende até 6 porções, grau de dificuldade: moderado.

Assim, leia mais:Tempurá de talo de couve: não sabe o que fazer com o talo do couve? Você encontrou a receita para…
Saiba como fazer o ravióli de ricota e molho de tomate
Pense num ravióli leve. A massa é quase transparente, elegante. O recheio é todo delicado, para preservar o sabor da ricota. O molho de tomate arremata esse preparo que tem aquela simplicidade elegante tão especial. Um clássico.

Portanto, confira também: Risoto cremoso de limão siciliano: faça esta deliciosa e simples receita e impressione
Ingredientes da receita

280 g de farinha de trigo;
120 g de sêmola de grano duro;
4 ovos;
480 g de ricota de búfala (escorrida);
50 g de queijo parmesão ralado fino;
1 pitada de açúcar;
Raspas de 1 limão-siciliano;
Folhas de manjericão picadas a gosto;
Noz-moscada ralada na hora a gosto;
Sal a gosto.

Passo a passo para preparar o ravióli de ricota e molho de tomate
Ravióli de ricota e molho de tomate. Foto: Reprodução/iStok Ravióli de ricota e molho de tomate. Foto: Reprodução/iStok

Primeiramente, numa tigela grande, misture as farinhas e reserve uma porção (cerca de ⅓ de xícara) – a quantidade total de farinha pode variar de acordo com o tamanho dos ovos. Após, numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela.

Em seguida, bata os ovos com um garfo apenas para misturar as claras com as gemas. Então, abra um buraco no centro da farinha, como se fosse um “vulcão”. Depois, adicione os ovos batidos no centro e comece misturando com um garfo, do centro para as bordas, adicionando a farinha aos poucos.

Sendo assim, amasse com as mãos até a farinha incorporar os ovos. Depois, vá adicionando a farinha reservada caso necessário. A seguir, transfira a massa para a bancada e sove até que fique bem lisa. Embale a massa com filme e deixe descansar por 20 minutos.

Enquanto isso, prepare o recheio. Após, numa peneira, escorra a ricota sobre a tigela, para retirar o excesso de soro. Então, separe o restante dos ingredientes. Depois, numa tigela média, coloque a ricota (sem o soro), em seguida adicione o parmesão, as raspas de limão e o manjericão picado.
Passo seguinte
Contudo, tempere com uma pitada de açúcar, sal e noz-moscada a gosto. Após, misture delicadamente e leve à geladeira para firmar por 30 minutos – é mais fácil rechear os raviólis com o recheio gelado. Em seguida, numa peneira, escorra a ricota sobre a tigela, para retirar o excesso de soro.

Então, separe o restante dos ingredientes. E então, numa tigela média, coloque a ricota (sem o soro), em seguida, adicione o parmesão, as raspas de limão e o manjericão picado. Depois, tempere com uma pitada de açúcar, sal e noz-moscada a gosto.

Por fim, misture delicadamente e leve à geladeira para firmar por 30 minutos – é mais fácil rechear os raviólis com o recheio gelado.
Sugestão de consumo da receita
O ravióli de ricota e molho de tomate é uma receita de se comer puro, mas você pode acompanhar com um delicioso arroz integral feito na hora, e com um suco natural (de preferência).

Ademais, leia também: Macarrão com molho branco: uma receita super saborosa de macarrão; confira

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]