Pasta de pimentão vermelho (muhammara): uma receita rápida, fácil e muito saborosa

Pasta de pimentão vermelho. Foto: Reprodução/iStok
Pasta de pimentão vermelho. Foto: Reprodução/iStok

Nesta quarta, 26 de janeiro, no Cozinha & Receitas do Tecnonotícias, iremos apresentar uma receita deliciosa e nutritiva para sua refeição diária! O preparo desta vez é: pasta de pimentão vermelho.

Esta deliciosa pasta de pimentão vermelho, é muito fácil e rápida de fazer. O tempo de preparo desta receita é de 30 minutos, rende 6 porções e grau de dificuldade fácil.

Assim, leia mais: Suflê de espinafre: uma receita deliciosa e muito nutritiva

Saiba como fazer pasta de pimentão vermelho

Eis que surge, lá das arábias, uma incrível e colorida pasta de pimentão vermelho. Prima menos famosa do trio homus-babaganoush-coalhada seca, a muhammara, ou pasta de pimentão, leva também nozes, cominho, azeite e até molho de romã.

Portanto, confira também: Strogonoff de frango: uma receita para arrasar no seu almoço
Ingredientes da receita

3 pimentões vermelhos;
½ xícara (chá) de nozes;
3 colheres (sopa) de farinha de rosca;
1 dente de alho descascado;
1 colher (sopa) de molho de romã;
Caldo de ½ limão;
1 ½ colher (chá) de cominho em pó;
2 colheres (sopa) de azeite;
Sal e pimenta-do-reino moída na hora;
Salsinha fresca picada a gosto para finalizar.

Passo a passo para preparar a pasta de pimentão vermelho
Pasta de pimentão vermelho. Foto: Reprodução/iStok2 Pasta de pimentão vermelho. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, pré-aqueça o forno a 220º C (temperatura alta). Lave, seque e coloque os pimentões inteiros em uma assadeira. Logo após, leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, até a pele ficar bem tostada. Na metade do tempo, vire os pimentões com uma pinça.

Assim, se preferir, prepare na boca do fogão, aí nem precisa aquecer o forno. Com uma pinça, coloque um pimentão sobre a chama acesa da boca do fogão. Em seguida, deixe a pele queimar, até ficar bem tostadinha e vá virando para queimar por igual.

Logo após, transfira os pimentões para uma tigela, cubra com filme e deixe abafado por 10 minutos. A pele do pimentão se solta e fica mais fácil para descascar. Para descascar os pimentões, puxe e descarte a pele deles.

Se quiser, raspe a pele com uma colher para tirar as que estiverem mais grudadinhas. Em seguida, corte os pimentões ao meio, descarte o cabo e as sementes. Posteriormente, no processador, coloque os pimentões, as nozes, o alho, a farinha de rosca, o molho de romã, o caldo de limão, o cominho e o azeite.

Então, tempere com sal e pimenta-do-reino, batendo até formar uma pasta (se preferir, utilize o liquidificador). Logo após, transfira para uma tigela e deixe esfriar antes de servir. Por fim, finalize com salsinha e nozes picadas a gosto.
Sugestão de consumo da receita
A pasta de pimentão vermelho fica uma delícia acompanhada com um pãozinho natural, juntamente com uma bebida gelada (de sua preferência). Essa combinação fica mesmo irresistível!

Ademais, leia também: Dalgona candy: o biscoito mais popular da série round 6

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]