Hoje dia 26 de janeiro de 2022, apresentaremos os tipos diferentes de melão. Acompanhe a sessão Robson Lemes do Tecnonotícias para ficar por dentro das novidades e curiosidades sobre o universo das plantas.
Melão é uma fruta muito refrescante, apreciada e cultivada em todo Brasil. Portanto, já fique sabendo que, é asiática. Da família curcubitaceae assim como a melancia, pepino, cabaça e bucha.
Categorias de melão:
Amarelo, Pele de sapo, Gália, Cantaloupe italiano, Cantaloupe americano (ou europeu), Matisse ou dino e Orange
Leia: Conheça o pepino PANC e seus benefícios – Tecnonoticias
Melão amarelo – Reprodução: Canva Pro
Existem essas várias versões dessa fruta. Ao passo que preferem climas quentes entre 25° até 35° graus ainda se adaptam a partir dos 18°. Pois, climas mais frios para cultivo no Brasil não são ideais.
Cataloupe – Reprodução: Canva Pro
Confra: O melão vai te ajudar na prisão de ventre: entenda
Benefícios do melão
A primeira vista já é perceptível seu poder hidratante, possui muita água e é bem suculento. Tem ação direta no bom funcionamento dos rins, logo muito diurético. Além de deixar a pele mais bonita e vistosa.
Melão pele de sapo – Fonte: pxhere
Os nutrientes são muitos, como: cálcio, vitamina C, vitamina A e as vitaminas do Complexo B, potássio, além de ser baixo calórico. Por isso é o querido das dietas para perder peso, porque ainda é muito rico em fibras.
Já que possui alto teor de vitamina C atua como fortificante antigripal e dá resistência ao sistema imunológico.
Faz com que o cabelo fique mais bonito e cresça mais rápido.
Cuida da saúde dos olhos.
É antioxidante, auxiliando na prevenção ao câncer.
O melão que não é melão entenda:
Com o intuito de esclarecer possíveis confusões, apesar de ser da mesma família o melão-de-são-caetano (Momordica charantia) é um fruto PANCs. Ainda que pouco conhecido, é bem espalhado por todo território nacional, por ser uma planta espontânea. É uma trepadeira de frutos pequenos verdes e depois se abrem e, são alaranjados quando maduros.
Leia mais sobre: Melão-São-Caetano é destaque na medicina oriental e africana: veja porquê