Bolinho de risoto: uma receita saborosa e muito especial

Bolinho de risoto. Foto: Reprodução/iStok
Bolinho de risoto. Foto: Reprodução/iStok

Nesta segunda, 06 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnonotícias, iremos apresentar um prato muito especial. A receita de hoje é bolinho de risoto.

Este delicioso bolinho é fácil e rápido de se fazer. O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 40 minutos, rendendo 8 bolinhos, com grau de dificuldade fácil.

Assim, leia mais: Sopa tailandesa de camarão: uma das melhores receitas de sopa de todos os tempos

Saiba como fazer este delicioso bolinho de risoto

Sabia que as sobras do risoto podem se transformar num aperitivo chique? O clássico arancini! Vai dar até vontade de cozinhar risoto a mais, pensando no bolinho.

Portanto, confira também: Salmão com brócolis na airfryer: uma deliciosa e nutritiva receita
Ingredientes da receita

1 xícara (chá) de risoto pronto, gelado;
25 g de muçarela em peça (8 cubinhos);
10 folhas de manjericão;
raspas de 1 limão;
1 ovo;
½ xícara (chá) de farinha de rosca;
2 xícaras (chá) de óleo para fritar.

Passo a passo do bolinho de risoto
Bolinho de risoto. Foto: Reprodução/ iStok2 Bolinho de risoto. Foto: Reprodução/ iStok2

Primeiramente, lave e seque o limão e o manjericão. Rasgue grosseiramente as folhas de manjericão e, com um zester (ou ralador), faça as raspas do limão. Misture bem ao risoto frio. Logo após, corte a muçarela em 8 cubinhos de aproximadamente 1,5 cm. Separe dois pratos fundos. Em um, quebre o ovo e bata com um garfo para misturar.

No outro, coloque a farinha de rosca. Para moldar os bolinhos: separe uma tigela com um pouco de água; umedeça as mãos e enrole uma porção de risoto do tamanho de uma bola de pingue-pongue – aperte bem para firmar e deixar o bolinho compacto. Em seguida, com o dedo, faça um buraco no bolinho e recheie com um cubo de queijo.

Logo após, aperte e enrole novamente para fechar. Em seguida, transfira para uma assadeira e repita com o restante. Para empanar: primeiro, passe o bolinho pelo ovo batido e deixe escorrer o excesso; em seguida, passe pela farinha de rosca, cobrindo toda a superfície, e volte para a assadeira. Repita com os outros.

Em seguida, leve uma panela pequena com o óleo para aquecer em fogo médio – para saber se a temperatura está certa para fritar, coloque um palito de fósforo no óleo; quando acender, está no ponto. Logo após, forre uma travessa com papel toalha. Assim que o óleo aquecer, diminua o fogo. Com uma escumadeira, mergulhe 3 bolinhos de cada vez.

Logo após, deixe fritar por cerca de 3 minutos, até dourar – mexa delicadamente para dourem por igual e não grudem no fundo. Por fim, com a escumadeira, retire e transfira para a travessa forrada com papel toalha. Frite o restante e sirva a seguir, ainda quente.
Sugestão de consumo da receita
O bolinho de risoto fica irresistível com uma geleia de tomate com pimenta. Experimente essa incrível combinação e você não irá se arrepender!

Confira agora: Sobrecoxa de frango com erva-doce e estragão: uma deliciosa receita que combina frango com ervas

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]