Panqueca de ervilha com ricota temperada: uma receita rápida, fácil e muito saborosa

Panqueca de ervilha com ricota temperada. Foto: Reprodução/iStok
Panqueca de ervilha com ricota temperada. Foto: Reprodução/iStok

Nesta sexta, 28 de janeiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, iremos apresentar uma receita deliciosa e saborosa com ervilha. A receita de hoje é panqueca de ervilha com ricota temperada.

Esta deliciosa panqueca de ervilha com ricota temperada é fácil e rápido de preparar. O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 40 minutos, rende até 4 porções e tem grau de dificuldade fácil.

Assim, leia mais: Espaguete com molho de tomate assado: uma das mais deliciosas receitas de massa

Saiba como fazer a panqueca de ervilha com ricota temperada

Receita de brunch, almoço leve ou jantar em dias de calor: a panqueca é fácil de preparar e faz a linha refeição fresquinha.

Portanto, confira também: Bolo mousse de chocolate: a combinação perfeita do quitute com a sobremesa
Ingredientes da receita

1 ovo;
1 xícara (chá) de leite;
½ xícara (chá) de farinha de trigo;
½ colher (sopa) de fermento em pó;
1 xícara (chá) de ricota esfarelada;
1 maço de manjericão;
Azeite a gosto;
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto;
1 xícara (chá) de ervilha congelada (cerca de 150 g);
Manteiga para untar a frigideira;

Passo a passo da panqueca de ervilha
Panqueca de ervilha com ricota temperada. Foto: Reprodução/iStok2 Panqueca de ervilha com ricota temperada. Foto: Reprodução/iStock

Primeiramente, retire as ervilhas do congelador e transfira para uma peneira. Coloque sobre uma tigela e deixe em temperatura ambiente até descongelar. Assim, se preferir, coloque as ervilhas em uma tigela e leve ao micro­ondas por alguns segundos.

Logo após, em uma tigela, coloque a ricota e tempere com azeite, sal, pimenta-do-reino e folhas de manjericão picadas a gosto. Em seguida, misture bem com um garfo e reserve. Então, em outra tigela grande, junte o ovo, o leite e 1 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente (se quiser, aqueça no microondas).

Contudo, misture bem com o batedor de arame até ficar liso. Adicione a farinha aos poucos, mexendo com o batedor para incorporar. Então, tempere com sal e pimenta-do-reino, junte o fermento, os grãos de ervilha e misture delicadamente.

Logo após, leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio. Em seguida, quando aquecer, unte o fundo com um pouco de manteiga usando um papel toalha (repita esta operação antes do preparo de cada panqueca).

Assim, coloque uma colherada de massa na frigideira e deixe dourar por cerca de 3 minutos de cada lado até ficar cozida. Use uma colher de servir arroz para medir a quantidade de massa.

Por fim, com uma espátula, transfira para um prato e repita o processo com o restante da massa – prepare quantas panquecas couberem na frigideira de uma só vez. Sirva a seguir com a ricota temperada e decore com mais folhas de manjericão.
Sugestão de consumo da receita
Para acompanhar sua deliciosa receita de panqueca de ervilha com ricota temperada, nada melhor que um suco natural (de preferência). Essa combinação fica muito saborosa.

Ademais, leia também: Geleia de morango com maracujá: se geleia de morango é bom, imagina com esta combinação de maracujá;…

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]