Aprenda como fazer um bolo de aniversário: veja o passo a passo da receita

Aprenda como fazer um bolo de aniversário, veja o passo a passo (Foto: iStock)
Aprenda como fazer um bolo de aniversário, veja o passo a passo (Foto: iStock)

Nesta terça, 30 de novembro, no Cozinha & Receitas, falaremos com mais detalhe sobre o processo de como fazer um bolo de aniversário. Logo, acompanhe o passo a passo que resultará em uma excelente surpresa para seus convidados.

Desta forma, você conseguirá uma opção maravilhosa para surpreender todos os presentes com um quitute simples, que leva como fazer um bolo de aniversário. Assim, em apenas 2 horas você terá um ótimo doce, que rende até 16 porções.

Saiba mais: Bolo de maçã com banana: aprenda a preparar para um café da manhã saboroso e rápido
Saiba como fazer um bolo de aniversário
Como fazer um bolo de aniversário? Isso não deve ser uma arte apenas para padarias ou confeitarias. Portanto, acompanhe o processo para uma excelente alternativa para tornar o dia ainda mais especial. Assim, veja o passo a passo para surpreender a todo mundo.
Ingredientes da receita

1 xícara de manteiga sem sal, temperatura ambiente;
1/3 copo de óleo vegetal;
3 ovos grandes, temperatura ambiente;
1 xícara de açúcar;
3 claras de ovo grandes;
1 colher de sopa de extrato de baunilha;
3 xícaras de farinha de bolo;
2 colheres de chá de fermento em pó;
1 colher de chá de sal;
1 copo de leitelho, temperatura ambiente;
100 gramas de chocolate preto em pedaços;
¼ xícara de chá de creme de chantilly;
2 xícaras de manteiga sem sal, amolecida;
5 xícaras de açúcar de confeiteiro;
1 colher de sopa de extrato de baunilha;
1 pitada de sal.

Passo a passo do bolo de aniversário
Aprenda como fazer um bolo de aniversário, veja o passo a passo (Foto: iStock) Aprenda como fazer um bolo de aniversário, veja o passo a passo (Foto: iStock)

Em primeiro lugar, comece este bolo batendo em uma tigela a manteiga, o óleo e o açúcar até que a mistura esteja leve e fofa, por cerca de seis minutos. Após, adicione os ovos inteiros, um de cada vez, batendo bem e integrando por completo. Em seguida, acrescente a baunilha.

Então, em outra tigela, misture os ingredientes secos: farinha de bolo, fermento em pó e sal. Adicione os ingredientes secos aos ingredientes da mistura anterior, assim como leitelho. Ao mesmo tempo, separe três formas de bolo redondas e unte cada uma delas.

Em seguida, divida a massa igualmente entre as três formas. Logo, coloque o forno previamente aquecido a uma temperatura de 150º C e coloque as massas durante 20 a 25 minutos até ficarem completamente cozidas.

Enquanto esfria, combine em uma tigela de cerâmica, o chocolate junto com creme de chantilly e vá esquentando no micro-ondas de 30 em 30 segundos, sempre mexendo. Após, adicione gradualmente o açúcar de confeiteiro até ter uma cobertura perfeita.

Além disso, adicione mais um pouco de mistura de baunilha, sal e chocolate até que a cobertura esteja leve e fofa. Por último, empilhe as camadas de bolo e recheie-as com um pouco da camada de chocolate feita neste passo. Finalmente, cubra o bolo com a mistura de chocolate até ficar do seu jeito, e leve até a geladeira durante 30 minutos.
Sugestão de consumo da receita
Nossa sugestão de consumo da receita de como fazer bolo de aniversário é que acompanhe com um pouco de confeito, coco ralado, M&M´s ou qualquer outro item similar que você goste. Assim, ficará ainda mais especial.

Saiba mais: Bolo fofinho de chocolate: fácil de fazer e com sabor irresistível; veja

Nascida na Cidade do México, mas há muitos anos no Brasil, desde sempre curiosa pelos processos comunicativos e seu impacto no nosso mundo, principalmente no contexto globalizado, encontrou na redação uma forma de se expressar e de comunicar. Formada em Letras. Aluna do mestrado de linguística adoro culinária e sou redatora da pasta Cozinha & Receitas do Tecno Noticias. Sou felizmente casada e mãe de um menino incrível e de 2 gatos e 1 dog.