Batata rosti com queijo meia-cura para um: uma receita saborosa e muito fácil de se preparar

Batata Rosti. Reprodução: Foto/iStok
Batata Rosti. Reprodução: Foto/iStok

Neste sábado, 29 de janeiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, iremos apresentar uma deliciosa receita com batata. O prato de hoje é batata rosti com queijo meia-cura.

Essa maravilha conhecida por batata rosti é uma ótima oportunidade para experimentar coisas novas. Ela serve 1 porção e precisa de apenas 40 minutos da sua atenção. Então, vamos aprender?

Assim, leia mais: Quesadilla de frango: uma receita mexicana com um sabor caliente

Saiba como fazer a batata rosti com queijo meia-cura
Uma única batata e um punhado de queijo resolvem o jantar para uma pessoa em grande estilo. Para deixar a refeição mais interessante, saladinha de rúcula acompanha, com molho intenso, de mostarda e mel. Depois de pegar o jeito da receita, você pode improvisar o recheio, com outros queijos, cebola caramelizada, bacon…

Portanto, confira também: Estrogonofe russo (com creme azedo): o estrogonofe mais saboroso de todos
Ingredientes da receita

1 batata grande;
¼ de xícara (chá) de queijo meia-cura ralado grosso;
1 colher (sopa) de azeite;
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto;
Folhas de rúcula para servir;
2 colheres (sopa) de mostarda de Dijon;
1 colher (sopa) de mel;
1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto;
¼ de xícara (chá) de azeite para regar.

Passo a passo da batata rosti
Batata Rosti. Reprodução: Foto/iStok2 Batata Rosti. Reprodução: Foto/iStok2

Primeiramente, lave, descasque e passe a batata pela parte grossa do ralador. Transfira para o centro de um pano de prato limpo, forme uma trouxinha e torça bem sobre a pia para extrair o excesso de água da batata.

Logo após, transfira a batata para uma tigela e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Em seguida, leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e gire a frigideira para untar todo o fundo.

Depois, com a mão (ou uma pinça), disponha metade da batata ralada formando um disco de cerca de 12 cm, pressione com uma espátula para nivelar e formar uma camada uniforme. Logo após, polvilhe com o queijo ralado, deixando uma borda de cerca de 1 cm livre para evitar que vaze ao derreter.
Passo adiante
Em seguida, cubra com o restante das batatas raladas e, com a espátula, pressione para nivelar e fechar as laterais. Logo após, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 8 minutos – as batatas em contato com a frigideira ficam douradas e as bordas translúcidas, sinal de que estão cozidas.

Regue a superfície da batata rosti com um fio de azeite. Com a espátula, vire a batata de uma só vez, como uma panqueca, para dourar o outro lado. Se preferir, cubra a frigideira com um prato e vire de uma só vez. Deslize a batata rosti de volta para a frigideira, deixando o lado dourado para cima.

Volte a frigideira ao fogo baixo e deixe o outro lado cozinhar até dourar por mais 6 minutos. Transfira para um prato e sirva a seguir com folhas de rúcula e o molho de mostarda e mel.

Em um pote de vidro com tampa, junte a mostarda de Dijon, o mel, o vinagre de vinho tinto e o azeite. Por fim, tampe e chacoalhe bem até formar um molho liso. Prove — algumas mostardas são mais picantes e salgadas que outras — e então, tempere com sal e pimenta-do-reino. Tampe novamente e agite apenas para misturar.
Sugestão de consumo da receita
Esta receita de batata rosti pode ser degustada apenas com os ingredientes contidos nesta indicação. Caso queira implementar algo, você poderá usar um molho de sua preferência!

Ademais, leia também: Espaguete com molho de tomate assado: uma das mais deliciosas receitas de massa

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]