Salada oriental de arroz com frango: uma receita muito nutritiva e saborosa

Salada oriental de arroz. Foto: Reprodução/iStock
Salada oriental de arroz. Foto: Reprodução/iStock

Neste sábado, 28 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnonotícias, preparamos para você um irresistível prato, além de muito saboroso. A receita de hoje é: salada oriental de arroz com frango.

Esta deliciosa salada oriental de arroz com frango, é fácil e simples de fazer. O tempo de preparo é de aproximadamente 40 minutos, rende até 1 porção com grau de dificuldade fácil.

Assim, leia mais: Roseta de peixe com manga grelhada: uma das melhores receita que você já viu

Saiba como fazer a salada oriental de arroz com frango
Esta é uma receita diferente. Pensada para uma pessoa que mora sozinha, ela utiliza as sobras planejadas de um cardápio-base: sobrecoxa assada com arroz e lentilha. Uma sobrecoxa extra e a sobra do arroz ganham cara nova com tempero oriental.

Portanto, confira também: Estrogonofe russo (com creme azedo): o estrogonofe mais saboroso de todos
Ingredientes da receita

1 xícara (chá) de arroz cozido;
1 sobrecoxa de frango assada (cerca de ⅓ de xícara desfiada);
⅓ de talo de salsão;
1 colher (sopa) de shoyu (molho de soja);
1 colher (chá) de caldo de limão;
2 colheres (chá) de azeite;
½ pimenta dedo-de-moça;
Cebolinha fatiada a gosto;
Gergelim branco e preto torrado a gosto.

Passo a passo da salada oriental de arroz com frango
Salada oriental de arroz. Foto; Reprodução/iStok2 Salada oriental de arroz. Foto; Reprodução/iStock

Primeiramente, com as mãos, desfie a sobrecoxa. Descarte pele e osso. Lave e corte um pedaço de 5 cm do talo de salsão. Logo após, fatie esse pedaço em tiras finas, no sentido do comprimento (não descarte o restante do salsão. As folhas e o talo podem ser congelados por até 3 meses).

Em seguida, lave e corte 1 pimenta dedo-de-moça ao meio e descarte as sementes. Fatie uma metade em tirinhas. Dica: para evitar acidentes com dedos apimentados nos olhos, logo após, passe óleo ou azeite nas mãos após cortar as pimentas — a capsaicina, substância responsável pelo ardor, é lipossolúvel.

Depois, lave as mãos com sabonete para tirar o óleo. Logo após, numa tigela, misture o arroz com o shoyu, o azeite e o caldo de limão. Por fim, transfira para um prato, cubra com o frango desfiado e as tiras de salsão e de pimenta.

Salpique com a cebolinha, o gergelim e sirva a seguir. Se quiser levar a salada como marmita, deixe para salpicar a cebolinha e o gergelim na hora de comer.
Sugestão de consumo da receita
A salada oriental de arroz com frango, fica uma delícia pura, mas acompanhá-la com um saboroso suco refrescante de melão, com algumas frutas, fica perfeito. Essa combinação realmente é irresistível!

Ademais, leia também: Sobrecoxa de frango com erva-doce e estragão: uma deliciosa receita que combina frango com ervas

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]