Canjiquinha cremosa com queijo meia-cura e raspas de limão: uma receita saborosa e muito simples de se preparar

Canjiquinha cremosa. Foto: Reprodução/ iStok
Canjiquinha cremosa. Foto: Reprodução/ iStok

Neste domingo, 13 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, iremos apresentar uma receita deliciosa e saborosa com queijo. A receita de hoje é canjiquinha cremosa com queijo meia-cura.

Esta deliciosa canjiquinha com queijo meia-cura, é fácil e rápida de preparar. O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 60 minutos, rende até 6 porções e tem grau de dificuldade fácil.

Assim, leia mais: Espaguete com molho de tomate assado: uma das mais deliciosas receitas de massa

Saiba como fazer a canjiquinha cremosa com queijo meia-cura

Para quem gosta de sempre variar o cardápio, canjiquinha é uma ótima opção. Nesta versão na pressão, fica pronta em 40 minutos e ganha uma camada a mais de sabor e cremosidade com a adição do queijo, da manteiga e de raspinhas de limão.

Portanto, confira também: Bolo mousse de chocolate: a combinação perfeita do quitute com a sobremesa
Ingredientes da receita

1 ½ xícara (chá) de canjiquinha de milho (ou quirera);
1,5 litro de água;
1 dente de alho;
1 colher (chá) de sal;
½ xícara (chá) de queijo meia-cura ralado fino (cerca de 50 g);
1 colher (sopa) de azeite;
½ colher (sopa) de manteiga gelada;
raspas de 1 limão.

Passo a passo da canjiquinha cremosa com queijo meia-cura
Canjiquinha cremosa. Foto: Reprodução/iStok2 Canjiquinha cremosa. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, descasque e pique fino o alho. Logo após, leve a panela de pressão (sem a tampa) ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, adicione o alho e mexa por 1 minuto para perfumar – cuidado para não queimar o alho e amargar a receita. Em seguida, acrescente a água, junte a canjiquinha e tempere com o sal.

Logo após, misture bem, tampe a panela e cozinhe em fogo médio. Assim que começar a sair vapor pela válvula, abaixe o fogo e conte 20 minutos. Em seguida, desligue o fogo e espere toda a pressão sair antes de abrir a panela. Posteriormente, junte o queijo, a manteiga gelada e misture bem até derreter. Por último, misture as raspas de limão e sirva imediatamente.

Sugestão de consumo da receita
Para acompanhar sua deliciosa receita de canjiquinha cremosa com queijo meia-cura, nada melhor que um crocante de polvilho, com um suco natural (de preferência). Essa combinação fica muito saborosa.

Ademais, leia também: Geleia de morango com maracujá: se geleia de morango é bom, imagina com esta combinação de maracujá;…

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]