Galinhada com saladinha de agrião: uma receita saborosa e muito especial

Galinhada. Foto: Reprodução/iStok
Galinhada. Foto: Reprodução/iStok

Neste domingo, 13 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, iremos apresentar um prato muito especial neste dia. A receita de hoje é galinhada com saladinha de agrião.

Esta deliciosa galinhada com saladinha de agrião, é fácil e rápido de se fazer. O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 40 minutos, rende 2 porções e tem grau de dificuldade fácil.

Assim, leia mais: Roseta de peixe com manga grelhada: uma das melhores receita que você já viu

Saiba como fazer a galinhada com saladinha de agrião

Uma versão mais leve da tradicional receita brasileira. Preparada com filé de frango, palmito e servida com saladinha de agrião a galinhada deixa de lado sua fama de cura ressaca e vira uma ótima refeição à dois.

Portanto, confira também: Risoto cremoso de limão siciliano: faça esta deliciosa e simples receita e impressione
Ingredientes da receita

1 filé de peito de frango (cerca de 250 g);
1 colher (chá) de sal;
½ xícara (chá) de arroz;
1 cebola;
1 tomate maduro;
2 dentes de alho;
1 tolete de palmito pupunha (cerca de 150 g);
1 colher (sopa) de azeite;
Caldo de ½ limão;
Pitada de cúrcuma;
Pitada de cominho;
1 colher (sopa) de salsinha picada;
1 maço de miniagrião.

Passo a passo da galinhada com saladinha de agrião
Galinhada. Foto: Reprodução/iStok2 Galinhada. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, descasque e pique fino a cebola e o alho. Fatie o palmito em meias-luas de 1 cm. Logo após, corte o filé de frango em cubos médios de cerca de 3 cm. Leve ao fogo médio uma panela média. Quando aquecer, regue com o azeite e doure alguns pedaços de frango por vez.

Se colocar todos os pedaços ao mesmo tempo, eles cozinham no próprio vapor em vez de dourar. Em seguida, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e, com uma pinça, vire cada pedaço para dourar de todos os lados. Logo após, transfira para uma tigela e repita o procedimento com o restante.

Em seguida, mantenha a panela em fogo médio, adicione a cebola, o palmito e refogue por cerca de 3 minutos, até a cebola murchar. Logo após, junte o alho, o cominho, a cúrcuma e 1 colher (chá) de sal. Mexa bem por 1 minuto. Junte ao refogado 1 xícara (chá) de água e o caldo do limão.
Passo Adiante
Posteriormente, misture com uma espátula, raspando bem o fundo da panela para dissolver todo o queimadinho. Aumente o fogo para alto. Assim que a água começar a ferver, abaixe o fogo, junte o arroz e os cubos de frango. Em seguida, misture rapidamente e deixe cozinhar com a tampa entreaberta até a água secar, por cerca de 10 minutos.

Enquanto isso, lave e seque as folhas de agrião. Ademais, lave, seque e corte o tomate ao meio. Descarte as sementes e aperte cada metade contra a tábua (para aplainar); corte as metades em tiras e as tiras em cubos. Em seguida, desligue o fogo, abra a panela, junte os cubos de tomate, a salsinha picada e misture.

Logo após, tampe a panela e deixe descansar por 5 minutos para o arroz terminar de cozinhar no próprio vapor. Por fim, na hora de servir, divida a galinhada em dois pratos e cubra com folhas de agrião. Regue com um fio de azeite e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.
Sugestão de consumo da receita
A galinhada com saladinha de agrião, fica uma delícia pura, mas você pode acompanhar com uma deliciosa salada de beterraba e uma bebida (de sua preferência). Essa combinação fica irresistível!

Confira agora: Sardinhas fritas com fubá: aposto que você vai se surpreender com esta receita

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]