Batata ao murro de frigideira: uma receita muito saborosa e simples de se preparar

Batata ao murro na frigideira. Foto: Reprodução/iStok
Batata ao murro na frigideira. Foto: Reprodução/iStok

Nesta quinta, 27 de janeiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, apresentaremos uma receita muito saborosa e simples de se fazer. O prato preparado para hoje é batata ao murro de frigideira.

Esta deliciosa batata ao murro de frigideira é fácil e rápido de fazer. O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 25 minutos, rende até 4 porções e tem o grau de dificuldade fácil.

Assim, leia mais: Pasta e fagioli com abobrinha: uma receita italiana que combina macarrão com feijão

Saiba como fazer a batata ao murro de frigideira
Com perfume de ervas e limão, as batatas bolinha ficam douradas e crocantes depois de uma passada na frigideira. É realmente uma delícia!

Portanto, confira também: Boeuf bourguignon na pressão: uma das melhores receitas francesas com carne
Ingredientes da receita

500 gramas de batata bolinha (cerca de 20 unidades);
3 ramos de tomilho debulhado;
3 ramos de hortelã picado fino;
Raspas de 1 limão;
Caldo de ½ limão;
2 colheres (sopa) de azeite;
¼ de colher (chá) de cúrcuma;
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto;

Passo a passo da batata ao murro de frigideira
Batata ao murro na frigideira. Foto: Reprodução/iStok2 Batata ao murro na frigideira. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, com uma escovinha para legumes, lave bem a casca das batatas sob água corrente. Logo após, transfira para uma panela cubra com água e leve ao fogo alto. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos – espete com um garfo para verificar o ponto, as batatas devem estar cozidas, mas ainda firmes, sem desmanchar.

Em seguida, escorra a água das batatas e deixe amornar por uns minutinhos para conseguir manusear. Abra um pano de prato limpo sobre a tábua e coloque quantas batatas couberem sobre metade do pano, uma ao lado da outra.

Logo após, dobre o pano sobre as batatas e dê um leve murro para achatar cada uma – a ideia é que a casca rompa um pouco. Mas, cuidado: não use muita força, não é para esmigalhar as batatinhas.

Em seguida, leve uma frigideira grande, de preferência antiaderente, ao fogo médio. Quando estiver bem quente, regue com o azeite e misture a cúrcuma para dissolver. Coloque as batatas uma ao lado da outra, tempere com sal e pimenta e deixe dourar por cerca de 5 minutos até formar uma casquinha.

Com uma espátula, vire as batatas, tempere com sal e pimenta do outro lado, junte o tomilho debulhado e deixe dourar por mais 5 minutos. Por fim, acrescente a hortelã picada, as raspas de limão e misture bem. Desligue o fogo e finalize com o caldo de limão. Sirva a seguir.
Sugestão de consumo da receita
Para acompanhar sua deliciosa receita de batata ao murro, nada melhor que um suco natural (de preferência), juntamente com um arroz branco feito na hora. Fica uma delícia essa combinação.

Ademais, leia também: Geleia de morango com maracujá: se geleia de morango é bom, imagina com esta combinação de maracujá;…

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]