Boeuf bourguignon na pressão: uma das melhores receitas francesas com carne

Boeuf bourguignon na pressão (Foto: Reprodução/iStock
Boeuf bourguignon na pressão (Foto: Reprodução/iStock

Neste domingo, 31 de outubro, no Cozinha & Receitas do Tecnonoticias, iremos apresentar uma receita deliciosa e rápida de boeuf bourguignon na pressão. Você vai se deliciar com este maravilhoso cozido de carne.

Este boeuf bourguignon na pressão não é tão fácil de preparar, mas com empenho você com toda certeza atingirá o objetivo. O tempo de preparo desta receita é de 130 minutos, rende 4 porções e o grau de dificuldade é médio.

Assim, leia mais: Barreado na pressão: uma versão adaptada da clássica receita brasileira
Saiba como fazer boeuf bourguignon na pressão
Esta versão mais rápida da clássica receita francesa é ideal para quem mora sozinho preparar, porcionar e congelar. Aí, no dia da correria, é só descongelar uma porção e escolher se vai ter bourguignon com polenta, cuscuz marroquino, purê de batata ou macarrão.

Portanto, confira também: Feijoada na pressão: a melhor feijoada de todos os tempos
Ingredientes para receita

500 gramas de músculo;
½ xícara (chá) de vinho tinto;
2 folhas de louro;
4 ramos de tomilho;
200 gramas de cogumelos-de-paris frescos;
1 cenoura;
1 talo de salsão (sem as folhas);
½ cebola;
2 dentes de alho;
2 colheres (sopa) de bacon em cubos (25 g);
½ colher (sopa) de extrato de tomate;
1 colher (sopa) de farinha de trigo azeite a gosto;
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto;
Salsinha picada a gosto para servir;

Passo a passo do boeuf bourguignon na pressão
Boeuf bourguignon na pressão (Foto: Reprodução/iStock) Boeuf bourguignon na pressão (Foto: Reprodução/iStock)

Primeiramente, corte o músculo em cubos médios de cerca de 3 cm e transfira para uma tigela. Junte as folhas de tomilho, o louro e o vinho. Então, leve à geladeira para marinar por, no mínimo, 1 hora (se preferir, deixe a carne marinando na noite anterior ao preparo). Em seguida, descasque e corte a cenoura em meias-luas grossas. Descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho. Lave, seque e corte o salsão em fatias grossas, na diagonal.

Contudo, sobre outra tigela, passe os cubos de carne por uma peneira, pressionando bem com uma espátula para escorrer a marinada — no total, você vai precisar de 1 ½ xícara (chá) do líquido para cozinhar o ensopado. Se necessário, complete com água. Após, volte a carne para a tigela da marinada (nem precisa lavar), tempere com sal e pimenta a gosto, salpique com a farinha e misture com as mãos para envolver todos os cubos — essa técnica se chama singer e serve para engrossar o molho.

Em seguida, leve a panela de pressão (sem a tampa) ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e doure os cubos de carne, em etapas, sem amontoar — se colocar tudo de uma vez só, a carne vai cozinhar no vapor em vez de dourar e o resultado será um ensopado menos saboroso.
Passo seguinte
Transfira a carne dourada para uma travessa e repita com o restante, regando a panela com azeite a cada leva. Então, mantenha a panela em fogo médio, acrescente o bacon e mexa até começar a dourar. Em seguida, junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos, até murchar. Adicione o alho, o extrato de tomate e mexa por 1 minuto.

Então, junte a cenoura e o salsão, regue com o líquido reservado da marinada (com as ervas) e misture bem para incorporar o sabor do refogado. Após, volte a carne para a panela e tempere com sal e pimenta a gosto e misture bem. Tampe a panela de pressão e aumente o fogo. Quando começar a apitar, deixe cozinhar por 25 minutos em fogo baixo.

Enquanto isso, com um pano de prato úmido (ou papel-toalha), limpe os cogumelos — evite lavar sob água corrente, eles absorvem a água e perdem sabor. Em seguida, corte cada cogumelo ao meio (se estiverem muito grandes, corte em quartos).

Após os 25 minutos, desligue o fogo da panela de pressão e deixe o vapor sair completamente antes de abrir a tampa. Por fim, misture os cogumelos, volte a panela ao fogo médio e deixe cozinhar por mais 5 minutos, sem tampar. Desligue e sirva a seguir, com salsinha picada.
Sugestão de consumo da receita
O boeuf bourguignon na pressão, fica uma delícia pura, mas você pode acompanhar com legumes, verduras, suco natural (de preferência), ou um refrigerante, fica tudo uma delícia!

Ademais, leia também: Sopa de feijão branco com camarão e linguiça: uma refeição de um jeito como ainda não se viu

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]