Macarrão com abobrinha, ricota e pesto de hortelã: uma receita muito saborosa e fácil de fazer

Macarrão com abobrinha, ricota e pesto de hortelã. Foto: Reprodução/iStok
Macarrão com abobrinha, ricota e pesto de hortelã. Foto: Reprodução/iStok

Nesta quinta, 27 de janeiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, apresentaremos uma receita deliciosa e muito saborosa para suas noites especiais. Vem com a gente e aprenda como fazer o macarrão com abobrinha, ricota e pesto de hortelã.

Este inusitado macarrão com abobrinha, ricota e pesto de hortelã é fácil e simples de fazer. O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 40 minutos, rende cerca de 4 porções e grau de dificuldade é fácil.

Assim, leia mais: Macarrão roxo de beterraba assada: uma cor viva para a sua receita de Natal

Saiba como fazer o macarrão com abobrinha, ricota e pesto de hortelã
O pesto de hortelã é inusitado: fresco e intenso, acende os sabores da massa que leva abobrinha grelhada e ricota temperada. Não há como não experimentar e ficar com vontade de “quero mais”.

Portanto, confira também: Mac and cheese: uma receita que é de derreter qualquer paladar
Ingredientes da receita

1 xícara (chá) de folhas de hortelã;
⅓ de xícara (chá) de nozes;
½ xícara (chá) de azeite;
2 xícaras (chá) de orecchiette (ou outra massa curta de grano duro);
2 abobrinhas italianas;
1 xícara (chá) de ricota esfarelada (150 g);
2 dentes de alho;
Azeite a gosto;
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto;
Folhas de hortelã a gosto.

Passo a passodo macarrão com abobrinha, ricota e pesto de hortelã
Macarrão com abobrinha, ricota e pesto de hortelã. Foto: Reprodução/iStok2 Macarrão com abobrinha, ricota e pesto de hortelã. Foto: Reprodução/iStok

Primeiramente, lave, seque e transfira as folhas de hortelã para o liquidificador. Junte as nozes, o azeite, tempere com sal a gosto e bata bem para triturar (se preferir bata o molho no mixer). Reserve. Logo após, leve uma panela média com água ao fogo alto. Quando ferver, misture 1 colher (sopa) de sal e o macarrão.

Em seguida, deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem até ficar al dente. Enquanto isso, prepare as abobrinhas. Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca das abobrinhas sob água corrente. Descarte as pontas e corte cada uma em meias-luas de 1 cm.

Logo após, com a lateral da lâmina da faca amasse os dentes de alho e descasque – eles vão inteiros para a frigideira apenas para perfumar o azeite. Em seguida, leve uma frigideira grande ao fogo médio.

Após, quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de azeite, junte os dentes de alho e metade das abobrinhas – não coloque todas de uma só vez. As fatias devem ficar em contato com o fundo da frigideira para dourar.

Em seguida, tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe dourar por 2 minutos de cada lado. Transfira para uma tigela grande e repita com o restante, regando a frigideira com mais azeite. Logo após, em uma tigela coloque a ricota e tempere com 1 colher (sopa) de azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Misture bem com um garfo. Assim que estiver cozido, escorra a água e junte o macarrão às abobrinhas. Por fim, regue com o molho pesto e misture bem. Sirva as porções a seguir.

Sugestão de consumo da receita
O macarrão com abobrinha, ricota e pesto de hortelã fica uma delícia puro, mas você pode acompanhar com ricota temperada, folhas de hortelã, cebola roxa, pimenta fatiadas, queijo ralado ou outro acompanhamento de preferência. Certamente ficará perfeito!

Ademais, leia também: Salada de macarrão com abobrinha grelhada e molho de hortelã: a melhor salada para o verão

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]