Pasta e fagioli com abobrinha: uma receita italiana que combina macarrão com feijão

Pasta e Fagioli com abobrinha (Foto: Reprodução/iStock)
Pasta e Fagioli com abobrinha (Foto: Reprodução/iStock)

Neste domingo, 31 de outubro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, conheça uma receita fantástica com uma raiz italiana, mas com um toque todo especial de mãos brasileiras. O que você vai conhecer hoje é: pasta e fagioli com abobrinha.

Este delicioso prato gastronômico, pasta e fagioli com abobrinha, é muito fácil e simples e rápida de fazer. O tempo de preparo desta receita é de 20 minutos, rende 2 porções e o grau de dificuldade é fácil. Convidamos, então, para conhecer o passo a passo desta receita.

Assim, leia mais: Fritata de espaguete: sobrou macarrão do dia anterior? Aprenda a reaproveitá-lo com esta receita
Saiba como fazer pasta e fagioli com abobrinha
A tradicional receita italiana de pasta e fagioli (macarrão com feijão) ganha ares renovados com a companhia da abobrinha. Fica lindo, elegante, saboroso e fresco. É receita pá-pum, para entrar no cardápio da casa e deixar o menu do jantar com jeito de restaurante.

Portanto, confira também: Risoto cremoso de limão siciliano: faça esta deliciosa e simples receita e impressione
Ingredientes da receita

1 ½ xícara (chá) de feijão-branco cozido (1 lata);
1 xícara (chá) de farfalle (ou outra massa curta de grano duro);
Azeite a gosto;
1 abobrinha;
1 dente de alho;
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto;
Lascas de queijo parmesão a gosto para servir;
Salsinha picada a gosto para servir.

Passo a passo da pasta e fagioli com abobrinha
Pasta e Fagioli com abobrinha (Foto: Reprodução/iStock) Pasta e Fagioli com abobrinha (Foto: Reprodução/iStock)

Primeiramente, faça o pré-preparo: escorra a água do feijão. Após, lave, seque a abobrinha e, com o fatiador de legumes, corte em fatias finas no sentido do comprimento, até chegar na metade do legume. Em seguida, corte o restante da abobrinha em 3 tiras e cada tira em cubos de 1 cm. Descasque e pique fino o alho. Leve uma panela média com água ao fogo alto.

Assim que ferver, adicione ½ colher (sopa) de sal, junte o macarrão, misture e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem, até ficar al dente. Enquanto o macarrão cozinhar, comece a preparar o molho. Após, leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (chá) de azeite e disponha as fatias de abobrinha, uma ao lado da outra, sem amontoar.

Deixe dourar bem por 1 minuto de cada lado, transfira para um prato e reserve. Mantenha a frigideira em fogo médio e regue com 1 ½ colher (sopa) de azeite. Em seguida, acrescente os cubos de abobrinha, tempere com sal e pimenta a gosto e refogue por 2 minutos, até dourar. Após, junte o alho picado e mexa por 1 minuto para perfumar.

Em seguida, adicione metade dos grãos de feijão, misture ¼ de xícara (chá) da água do cozimento do macarrão, desligue o fogo e reserve. Assim que estiver cozido, reserve ¼ de xícara (chá) da água do cozimento e passe o macarrão pelo escorredor. Após, junte ao refogado de abobrinha e misture bem. No processador de alimentos (ou liquidificador) bata a outra metade dos grãos de feijão com ½ colher (sopa) de azeite e a água do cozimento reservada até formar um molho fluido.

Em seguida, tempere com sal e pimenta a gosto e divida em dois pratos. Disponha o macarrão sobre o molho de feijão nos pratos, cubra com as fatias de abobrinha grelhadas e polvilhe com salsinha. Por fim, regue com azeite e sirva com lascas de queijo parmesão.
Sugestão de consumo da receita
A pasta e fagioli com abobrinha, fica uma delícia pura, mas você pode acompanhar com legumes e verduras que fica uma delícia! Esta receita também fica muito boa acompanhada de um vinho tinto.

Ademais, leia também: Sopa de mandioquinha: fácil de preparar, rápida, saborosa e cremosa

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]