Arroz de couve com linguiça: uma receita saborosa e nutritiva

Arroz de couve com linguiça. Foto: Reprodução/iStok
Arroz de couve com linguiça. Foto: Reprodução/iStok

Neste sábado, 19 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnonotícias, iremos apresentar um prato muito especial. A receita de hoje é arroz de couve com linguiça.

Este delicioso arroz de couve com linguiça, é fácil e rápido de se fazer. O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 40 minutos, rendendo 6 porções, com grau de dificuldade fácil.

Assim, leia mais: Sopa tailandesa de camarão: uma das melhores receitas de sopa de todos os tempos

Saiba como fazer este delicioso arroz de couve com linguiça

Pode chamar toda a família para o almoço: este prato é um clássico mineiro, cheio de sabor, preparado em uma panela só!

Portanto, confira também: Salmão com brócolis na airfryer: uma deliciosa e nutritiva receita
Ingredientes da receita

2 xícaras (chá) de arroz;
1 maço de couve;
240 g de linguiça calabresa defumada (cerca de 4 unidades);
½ cebola;
1 tomate;
1 dente de alho;
4 xícaras (chá) de água;
1 colher (sopa) de óleo;
1 ½ colher (chá) de sal;
pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Passo a passo do arroz de couve com linguiça
Arroz de couve com linguiça. Foto: Reprodução/iStok2 Arroz de couve com linguiça. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, leve uma chaleira com um pouco mais de 4 xícaras (chá) de água ao fogo baixo para ferver. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes. Logo após, corte as linguiças em fatias finas de cerca de 0,5 cm. Em seguida, descasque e pique fino a cebola e o alho.

Logo após, lave, seque, corte o tomate ao meio e descarte as sementes; corte as metades em tiras e as tiras, em cubos. Em seguida, leve uma panela grande ao fogo médio. Logo após, quando aquecer, regue com o óleo e doure a linguiça por cerca de 4 minutos, mexendo por vezes.

Em seguida, reserve cerca de ⅓ das fatias douradas numa tigela para decorar os pratos. Ademais, mantenha a panela em fogo médio, junte a cebola e refogue por cerca de 2 minutos, até murchar. Em seguida, acrescente o alho, o tomate picado e mexa por apenas 1 minuto.

Posteriormente, adicione o arroz e mexa bem para envolver todos os grãos com o óleo por cerca de 1 minuto – isso ajuda a deixar os grãos soltinhos depois de cozidos. Em seguida, tempere com o sal e regue com 4 xícaras (chá) da água fervente. Logo após, misture, raspando bem o fundo da panela para dissolver os queimadinhos.
Passo Adiante
Em seguida, deixe cozinhar em fogo médio até a água atingir o mesmo nível do arroz. Então, diminua o fogo, tampe parcialmente a panela e deixe cozinhar até que o arroz absorva toda a água – verifique furando com um garfo. Enquanto o arroz cozinha, lave e seque as folhas de couve.

Logo após, faça um corte em “V” rente ao talo de cada folha e descarte os talos. Em seguida, coloque 4 folhas, uma sobre a outra, enrole formando um charutinho e corte em fatias finas de cerca de 0,5 cm. Ademais, repita com o restante das folhas. Assim que o arroz tiver absorvido toda a água, desligue o fogo, junte a couve e misture com um garfo.

Em seguida, tampe a panela e deixe abafar por 5 minutos – os grãos de arroz vão terminar de cozinhar no vapor com a couve. Por fim, sirva os pratos a seguir, decorados com as fatias de linguiça reservadas.
Sugestão de consumo da receita
O arroz de couve com linguiça, fica irresistível com um delicioso amendoim picante, com um saboroso suco natural. Experimente essa incrível combinação e você não irá se arrepender!

Confira agora: Sobrecoxa de frango com erva-doce e estragão: uma deliciosa receita que combina frango com ervas

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]