Sopa tailandesa de camarão: uma das melhores receitas de sopa de todos os tempos

Sopa Tailandesa de Camarão. Foto: Reprodução/iStok
Sopa Tailandesa de Camarão. Foto: Reprodução/iStok

Nesta quarta, 19 de janeiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, apresentaremos uma receita deliciosa e muito saborosa para suas noites especiais! Vem com a gente e aprenda como fazer a sopa tailandesa de camarão.

Esta inusitada sopa tailandesa de camarão, é fácil e simples de preparar! O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 60 minutos, e rende cerca de 6 porções, grau de dificuldade: fácil.

Assim, leia mais: Sopa de mandioquinha: fácil de preparar, rápida, saborosa e cremosa
Saiba como fazer a sopa tailandesa de camarão
Esta deliciosa receita tradicional tailandesa, é uma sopa exótica, perfumada, um sucesso na mesa. Prepare o caldo com cascas e cabeças de camarão, é um reaproveitamento de luxo!

Portanto, confira também: Sopa de cebola gratinada: está frio aí em sua cidade? Faça esta deliciosa sopa que combina muito bem…
Ingredientes da receita

Cascas e cabeças de 1 kg de camarão;
1 cebola;
2 dentes de alho;
2 pimentas dedo-de-moça;
⅔ de xícara (chá) de capim cidreira (cerca de 12 folhas);
½ colher (sopa) de gengibre ralado;
1,5 litro de água;
1 filé de peito de frango (cerca de 300 g);
½ xícara (chá) de cogumelos-de-paris frescos;
1 xícara (chá) de leite de coco caseiro;
Raspas e caldo de 1 limão;
2 colheres (sopa) de azeite;
Sal a gosto;
Cebola roxa fatiada fino a gosto para servir;
Pimenta dedo-de-moça fatiada fina a gosto para servir;
Folhas de coentro a gosto para servir;
Gomos de limão a gosto para servir.

Passo a passo para preparar esta sopa tailandesa de camarão
Sopa Tailandesa de Camarão. Foto: Reprodução/iStok 2 Sopa Tailandesa de Camarão. Foto: Reprodução/iStok

Primeiramente, coloque as cascas e cabeças de camarão numa peneira e lave bem sob a água corrente. Reserve. Com a lateral da lâmina da faca, amasse e descasque os dentes de alho. Após, descasque e corte a cebola em meias-luas finas. Em seguida, com a tesoura, corte as folhas de capim cidreira em 4 partes.

Assim, lave e corte as pimentas dedo-de-moça ao meio, no sentido do comprimento. Leve uma panela ao fogo médio para aquecer. Então, regue com o azeite e coloque as cascas e as cabeças do camarão. Em seguida, refogue por cerca de 10 minutos para liberar os sabores, até as cascas ganharem um tom alaranjado.

Contudo, junte o alho, a cebola, o gengibre e as pimentas dedo-de-moça e mexa por mais 2 minutos até murchar. Sobretudo, regue com a água aos poucos, raspando os queimadinhos do fundo da panela com a espátula – eles dão sabor ao caldo. Em seguida, junte o capim cidreira, tempere com 2 colheres (chá) de sal, misture e deixe em fogo médio até ferver.
Passo Seguinte
Então, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 40 minutos até o caldo reduzir a ⅔ do volume inicial. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes. Em seguida, limpe os cogumelos com um pano úmido (ou papel toalha) e corte cada um em fatias finas. Após, corte o filé de frango em tirinhas de 6 cm x 1 cm, reserve.

Em seguida, sobre uma tigela, passe o caldo por uma peneira grande, pressionando com as costas de uma colher para extrair todo o líquido. Depois, volte o caldo para panela e leve ao fogo médio. Logo após, quando ferver, junte as tiras de frango, os cogumelos e deixe cozinhar por mais 5 minutos.

Por fim, desligue o fogo, misture o leite de coco caseiro, as raspas e caldo de limão. Prove e ajuste o sal. Então, sirva a seguir com folhas de coentro, gomos de limão, cebola roxa e pimenta fatiadas.
Sugestão de consumo da receita
A sopa tailandesa de camarão, fica uma delícia pura, mas você pode acompanhar com folhas de coentro, gomos de limão, cebola roxa, pimenta fatiadas, queijo ralado ou outro acompanhamento de preferência!

Ademais, leia também: Salada de macarrão com abobrinha grelhada e molho de hortelã: a melhor salada para o verão

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]