Sobrecoxa de frango com erva-doce e estragão: uma deliciosa receita que combina frango com ervas

Sobrecoxa de frango com erva-doce e estragão. Foto: Reprodução/iStock
Sobrecoxa de frango com erva-doce e estragão. Foto: Reprodução/iStock

Nesta quarta, 19 de janeiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, iremos apresentar uma receita deliciosa e rápida de sobrecoxa de frango! O prato de hoje é: sobrecoxa de frango com erva-doce e estragão.

Esta deliciosa sobrecoxa de frango com erva-doce e estragão é muito fácil e simples de preparar! O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 60 minutos, e rende até 4 porções. Vamos então juntos preparar este prato?

Assim, leia mais: Filé de frango grelhado com páprica e erva-doce: receita de uma das melhores combinações com frango
Saiba como fazer a sobrecoxa de frango com erva-doce e estragão
Poucos ingredientes, uma panela só e muito sabor. O adocicado da erva-doce combina com o frescor do estragão e forma um molho bem especial. O frango, que passa pela panela e depois vai ao forno, fica macio e com a pele crocante.

Portanto, confira também: Quesadilla de frango: uma receita mexicana com um sabor caliente
Ingredientes da receita

4 sobrecoxas de frango com pele e osso (cerca de 1 kg);
2 bulbos de erva-doce pequenos (ou 1 bulbo grande);
3 dentes de alho;
Tiras da casca de 1 limão siciliano;
½ xícara (chá) de vinho branco;
¾ de xícara (chá) de água;
8 ramos de estragão fresco;
½ colher (sopa) de azeite;
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Passo a passo para fazer a sobrecoxa de frango com erva-doce e estragão
Sobrecoxa de frango com erva-doce e estragão. Foto: Reprodução/iStock Sobrecoxa de frango com erva-doce e estragão. Foto: Reprodução/iStock

Primeiramente, pré-aqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Após, retire as sobrecoxas da geladeira e deixe em temperatura ambiente enquanto o forno pré-aquece — elas não podem estar geladas na hora de ir para a panela. Em seguida, descarte a parte verde com as folhas da erva-doce e corte o bulbo em 4 fatias, no sentido do comprimento.

Logo após, lave sob água corrente, com cuidado para não soltar as camadas, e seque com um pano. Com a lateral da lâmina da faca, amasse os dentes de alho e descarte as cascas. Tempere as sobrecoxas com 1 colher (chá) de sal e pimenta-do-reino a gosto – cuidado para não soltar a pele do frango. Leve ao fogo médio uma caçarola baixa, de 28 cm e que possa ir ao forno.

Então, assim que a caçarola estiver bem quente, regue com o azeite e coloque as sobrecoxas com a pele voltada para baixo. Deixe dourar, sem mexer, por cerca de 8 minutos. Atenção: só vire as sobrecoxas quando as peles estiverem bem douradas, do contrário podem grudar e rasgar. Vire as sobrecoxas com uma pinça e deixe dourar por mais 4 minutos. Transfira para um prato e reserve.
Passo seguinte
Em seguida, mantenha a panela em fogo médio e disponha as fatias de erva-doce uma ao lado da outra – nem precisa de azeite, elas vão dourar na gordura do frango. Em seguida, tempere com uma pitada de sal e doure por cerca de 2 minutos. Vire com uma pinça e doure o outro lado por mais 1 minuto.

Logo após, adicione as tiras da casca de limão, os dentes de alho e 4 ramos de estragão debulhados — assim as folhas ficam em contato com o frango e passam mais sabor para a carne. Volte as sobrecoxas para a panela entre as fatias de erva-doce e cubra com os ramos de estragão restantes. Regue a panela com o vinho e a água, com cuidado para não molhar a pele das sobrecoxas — assim elas ficam mais crocantes.

Por fim, mantenha a caçarola em fogo médio até ferver. Desligue o fogo e leve a panela ao forno para assar por cerca de 30 minutos para o frango e a erva-doce terminarem de cozinhar. Sirva a seguir com o molho que se formou na panela.
Sugestão de consumo da receita
Para acompanhar sua deliciosa receita de sobrecoxa de frango com erva-doce e estragão, nada melhor que um arroz branco feito na hora, além de um purê de batatas que certamente ficará irresistível no seu prato.

Ademais, leia também: Roseta de peixe com manga grelhada: uma das melhores receita que você já viu

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]