Bolinho quente de doce de leite para dois: uma receita deliciosa e muito simples

Bolinho quente de doce de leite. Foto: Reprodução/iStok
Bolinho quente de doce de leite. Foto: Reprodução/iStok

Nesta quinta, 27 de janeiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, apresentaremos uma receita deliciosa e muito saborosa para suas noites especiais. Vem com a gente e aprenda como fazer o bolinho quente de doce de leite.

Este inusitado bolinho quente de doce de leite é fácil e simples de fazer. O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 40 minutos, com rendimento de cerca de 2 porções e grau de dificuldade fácil.

Assim, leia mais: Sopa de mandioquinha: fácil de preparar, rápida, saborosa e cremosa

Saiba como fazer o bolinho quente de doce de leite
A colher rompe a tampa do bolinho e encontra uma calda cremosa, dourada. Essa receita é um tesouro. Esse bolinho é um deleite. Para comer a dois – em potinhos individuais ou da mesma tigela, no clima de romance.

Portanto, confira também: Sopa de cebola gratinada: está frio aí em sua cidade? Faça esta deliciosa sopa que combina muito bem…
Ingredientes da receita

⅓ de xícara (chá) de doce de leite;
1 ovo;
25 gramas de manteiga;
2 colheres (sopa) de açúcar;
1 colher (sopa) de farinha de trigo;
1 pitada de sal;
Manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a tigela;
Açúcar de confeiteiro a gosto para polvilhar;

Passo a passo do bolinho quente de doce de leite
Bolinho quente de doce de leite. Foto: Reprodução/iStok2 Bolinho quente de doce de leite. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, pré-aqueça o forno a 200º C (temperatura média). Unte com manteiga dois ramequins individuais, ou xícaras de chá, ou um refratário único que comporte 400 ml. Em seguida, polvilhe com a farinha, chacoalhe para espalhar e bata muito bem para retirar o excesso. Agora pode bater mais um pouco.

Logo após, em uma tigela média, coloque a manteiga e leve ao microondas de 30 segundos em 30 segundos até derreter. Junte o doce de leite, o açúcar e misture bem até ficar liso. Junte o ovo à mistura de doce de leite – quebre o ovo separadamente, se estiver estragado, você não perde a receita.

Acrescente uma pitada de sal, a farinha, passando pela peneira e misture para incorporar. Transfira a massa do bolinho para os recipientes preparados, coloque em uma assadeira (apenas para facilitar) e leve ao forno para assar por cerca de 15 minutos.

Se estiver usando um refratário único, pode contar 20 minutos. Atenção para o ponto: o bolinho deve crescer, e pode até rachar no centro, mas não deve assar completamente. Uma boa maneira de verificar é espetando um palito: nas bordas, deve sair limpo, porém, no centro, sai molhado.

Quem tem a manha na cozinha, pode dar uma chacoalhada na tigela: você vai notar que a borda está firme, mas o centro ainda se mexe. Se passar do tempo, o bolinho vai assar completamente e ficar sem a calda interior.

Fique atento às caracteristicas, pois os fornos são diferentes e o tempo pode variar. Retire do forno e, se quiser, polvilhe com açúcar de confeiteiro ou cacau em pó. Sirva imediatamente.
Sugestão de consumo da receita
O bolinho quente de doce de leite para dois, fica uma delícia puro, mas você pode acompanhar com um delicioso chá feito na hora. Ademais, pode usar outro acompanhamento de preferência!

Ademais, leia também: Salada de macarrão com abobrinha grelhada e molho de hortelã: a melhor salada para o verão

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]