Brigadeiro de cenoura: receita do docinho ideal para sua festa

Brigadeiro de cenoura. Foto: Reprodução/Pinterest
Brigadeiro de cenoura. Foto: Reprodução/Pinterest

Nesta quarta-feira, 26 de janeiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, iremos apresentar uma receita para complementar a mesa de doces de sua festa. O que preparamos para você neste dia é o brigadeiro de cenoura.

Esse docinho de brigadeiro de cenoura é super prático e rápido de fazer. Esta receita serve aproximadamente 20 brigadeiros, e demora em torno de 15 a 30 minutos para ser feita. Então, o que acha de irmos juntos nessa?

Assim, leia mais: Pretzel de chocolate: um biscoito alemão com gostinho todo brasileiro
Saiba como fazer o brigadeiro de cenoura

A lógica é a mesma do bolo de cenoura: pode parecer que cenoura não combina com doce. Mas isso persiste até você experimentar e perceber que eles foram feitos um para o outro. Você vai se surpreender com o resultado final.

Portanto, confira também: Cocada baiana: experimente o sabor do nordeste em sua casa
Ingredientes da receita

1 lata de leite condensado;
1 cenoura;
Açúcar cristal para confeitar
1 colheres (sopa) de manteiga;
Manteiga para untar as mãos.

Passo a passo do brigadeiro de cenoura
Brigadeiro de cenoura. Foto: Reprodução/Pinterest Brigadeiro de cenoura. Foto: Reprodução/Pinterest

Primeiramente, lave e descasque a cenoura. Em seguida, corte e descarte a ponta superior. Então, pique a cenoura grosseiramente e transfira para o liquidificador, juntando o leite condensado. Bata até formar um creme bem liso e, depois, transfira o creme para uma panela. Junte a manteiga e leve ao fogo baixo.

Contudo, sem parar de mexer, cozinhe por cerca de 20 minutos até que o ponto em que brigadeiro solte do fundo da panela. Para verificar, levante a panela e incline ligeiramente: se o brigadeiro ainda formar uma camada grossa no fundo, cozinhe mais um pouco. Em seguida, desligue o fogo e transfira a massa para um prato fundo.

Assim, deixe esfriar bem, até chegar à temperatura ambiente. Logo após, espalhe o açúcar cristal no prato raso para fazer o formato de cenoura. Unte as mãos com a manteiga, faça uma bolinha, aperte e modele uma das extremidades, formando um cone.

Por fim, passe o brigadeiro em açúcar cristal para confeitar e transfira para uma tábua. Em seguida, com a ponta de uma faca, faça marcas horizontais, simulando os sulcos de uma cenoura. Se quiser, espete palitinhos. Então, você também pode decorar dando lacinhos verde com fita de cetim ou lã. Sirva a seguir.
Sugestão de consumo da receita
Uma boa sugestão para o brigadeiro de cenoura é colocar pedacinhos de cenoura ralada em cima do brigadeiro para dar um toque e um sabor todo especial que o legume tem. Use esta receita como um complemento para enfeitar a sua mesa decorada.

Ademais, leia também: Bolo de cenoura: uma receita para você surpreender os seus convidados

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]