Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Caetano Veloso se decepciona com revista: de uma ignorância inacreditável

Caetano Veloso / Reprodução instagram

Nesta terça-feira (11) o cantor Caetano Veloso veio ao seu Instagram para falar sobre um assunto que o deixou claramente indignado. Com a ajuda de sua filha, que gravou o vídeo, o cantor explicou o que o deixou irritado: um erro de uma famosa revista.

Acontece que, durante a sua live, a #LiveALenda, um de seus filhos que participava, Moreno Veloso, tocou ‘prato-e- faca‘, um instrumento musical de percussão utilizado mais comumente na Bahia; e a famosa revista, ao fazer uma matéria sobre isso, alegou que ele não tinha instrumento pra utilizar e acabou ‘improvisando’, quando, na verdade, o objetivo era mesmo tocar o instrumento em questão.

Veja também: Fãs afirmam que Britney Spears estaria mandando mensagens subliminares por vídeos

Caetano Veloso / Reprodução instagram
Caetano Veloso / Reprodução instagram

Na legenda, uma explicação e um pedido: “@morenovelosoaparece em algumas canções tocando prato e faca, instrumentos muito importantes e tradicionais no samba e na cultura popular. A @Rollingstonebrasil citou esse momento como cômico e inusitado, mas o fato é que de inusitado não tem nada. O prato e a faca, em uma roda de samba, são uma forte representação da nossa cultura. Qualquer profissional que se propõe a falar sobre música deveria ter o aprofundamento necessário para tratar de nossa cultura com mais cuidado e respeito”. 

Confira só: Antonio Fagundes, após ser bloqueado pelo Instagram, publica foto insinuando resposta ofensiva

No vídeo, Caetano verbaliza a sua indignação com a revista especializada em música: “Num filme que teve, sobre (Maria) Betânia, aparece minha mãe tocando prato, em um samba de roda da Bahia, gravado no início dos anos 70. E prato e faca num samba de roda na Bahia é obrigatório, é um instrumento tradicional. Mas não é só na Bahia, aqui no Rio ainda tem gente que toca, em área de samba mesmo. Se você falar com qualquer pessoa do mundo do samba, que sabe das coisas e falar “prato e faca”, “ah, sim, prato e faca”…

Agora uma revista de música pensar que prato-e-faca foi inventado na hora porque Moreno não tinha instrumento na hora, isso é uma maluquice, é uma ignorância inacreditável”.

Segundo a Wikipédia, ‘prato-e-faca é um ‘conjunto que consiste no uso de um prato e uma faca, os utensílios domésticos de origem europeia. A faca é arranhada na borda do prato em um ritmo contínuo, à maneira de um reco-reco. Seu emprego como instrumento musical se deu especialmente no samba-de-roda baiano. Mais tarde, foi apropriado ao samba urbano carioca e também a algumas das suas vertentes, como o partido-alto.’

João da Baiana tocando prato-e-faca / Reprodução instagram Caetano Veloso
João da Baiana tocando prato-e-faca / Reprodução instagram Caetano Veloso

Leia mais: Cantor Léo Chaves grava dvd em Goiânia e ensina com se reinventar dando a volta por cima

Comentários estão fechados.