Vida financeira: estratégias para começar o ano de 2022 no azul

O temor de muitos brasileiros: vida financeira. Ano novo, vida nova, é o que todos dizem. Portanto, vamos conferir algumas dicas que poderão te salvar em 2022.

Foto do revisor (Érica Pereira Batista)
Revisado por: (Érica Pereira Batista)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Não é de se espantar que nós, brasileiros, estamos preocupados com o que 2022 irá nos trazer, afinal, esperamos tanto por 2020 e 2021 e olha o que aconteceu. A vida financeira de todas as famílias, infelizmente, foi afetada e isso é uma preocupação. Portanto, o objetivo principal da matéria de hoje, quinta-feira (11/11), é que você utilize estratégias para começar o ano de 2022 no azul.

Continua depois da publicidade

A equipe do blogue Humor do Mercado, resolveu trazer dicas de educação financeira, que podem ser utilizadas por todos e que realmente funcionam na prática. Ao final da leitura, você saberá exatamente o que fazer para melhorar sua vida financeira e começar 2022 com “pé direito”.

Veja: Pix, o pagamento instantâneo brasileiro: um avanço no Sistema Financeiro Nacional

Organize suas despesas

Anotar quais serão suas despesas nos primeiros 3 meses do ano, é a principal estratégia para o alcance do objetivo. É muito importante ter conhecimento sobre elas, pois isso te ajudará a ter uma visão melhor do todo e, dessa forma, saberá quanto deverá ser desembolsado para cada uma.

Confira já: Saiba como dar entrada na sua aposentadoria sem sair de casa 

Total + parcelamento

Para você

Reajuste dos planos de saúde vai ser de ao menos 18% no ano de 2022

Continua depois da publicidade

Golpes mais comuns na internet: Veja quais são eles e como evitar de…

Continua depois da publicidade

Em seguida, deverá verificar o total de despesas de cada mês: janeiro, fevereiro e março. Se resultar em um valor acima da sua receita mensal, verifique a possibilidade de parcelamento. Não se assuste, isso é normal, já que no início do ano tem viagens, material escolar, IPTU, entre outros gastos que aparecem todos de uma só vez.

Confira: Pix, o pagamento instantâneo brasileiro: um avanço no Sistema Financeiro Nacional

Análise

Você deverá analisar se irá dispor do dinheiro para pagar tudo. Se não dispor, é vital avaliar a real necessidade de assumir essas despesas e se há a possibilidade de fazer cortes. Exemplos de cortes: viagens, presentes e festas. Conversar com o parceiro e se planejarem juntos também é válido, sem dúvidas.

Reserva

Por fim, mas não menos importante, a reserva, que infelizmente muitos não têm. Se você tem uma reserva de emergência pode usar uma parte (mas não tudo), porque é mil vezes melhor usá-la do que recorrer aos bancos para um empréstimo. Entretanto, se você não tem, essa é uma ótima oportunidade para começar. O papel dela é ajudar nos momentos de emergência, ou seja, em situações inesperadas.

Você vai gostar também: Nubank lançou novo programa que vai auxiliar as pessoas que desejam investir na bolsa de valores

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies