Saiba como dar entrada na sua aposentadoria sem sair de casa 

Dê entrada no seu pedido de aposentadoria no conforto da sua casa sem burocracia e filas. 

Saiba como dar entrada na sua aposentadoria sem sair de casa (imagem reproduzida do Pinterest - aposentadoria)
0 13

Com a pandemia da Covid-19, muitas pessoas se viram com medo de sair de casa. Assim, o acesso a recursos pela internet, como a aposentadoria, passaram a ser uma opção. Hoje, 10 de novembro de 2021, a equipe do Humor do Mercado traz dicas para dar entrada na sua aposentadoria sem sair do conforto de sua casa. 

O pedido de aposentadoria pela internet está disponível desde 2018, mas se tornou mais popular durante a pandemia. Para isto, é necessário que você acesse uma plataforma do Governo Federal chamada “Meu INSS”. Trata-se de um site que facilita o acesso a informações e pedidos referentes ao INSS. A seguir, veja como você pode dar entrada na sua aposentadoria por essa plataforma. 

O “Meu INSS” como facilitador das nossas vidas 

Essa plataforma, que também pode ser acessada pelo celular, por meio do aplicativo, facilita a vida de muitas pessoas. Por isso, o principal objetivo é diminuir o fluxo de pessoas em agências da Previdência Social, oferecendo recursos sem burocracia e filas de espera. 

Contudo, a maior dificuldade da plataforma está em digitalizar todos os documentos necessários para fazer o pedido da aposentadoria. Mas, uma vez com os documentos prontos no computador, é bem simples e fácil dar entrada em qualquer benefício relacionado ao INSS. 

Leia também: Primeira versão estável do Microsoft Edge para Linux já está em operação

Os documentos necessários para sua aposentadoria 

Para facilitar o seu pedido de aposentadoria, é importante que você organize e tenha em mãos alguns documentos. Contudo, para usar a plataforma para tal fim, é preciso que estes documentos possuam formato JPEG (foto) ou PDF. (documento digitalizado). Confira abaixo a lista de documentos que você precisa separar.

  • Documento de identidade: é importante que este tenha o CPF, caso não, você deve anexar o seu CPF junto ao RG. Também é possível usar sua carteira de habilitação;
  • Carteira de trabalho: será utilizada para comprovar seus vínculos de emprego durante a vida. Caso você tenha algum registro faltando, é possível entrar em contato com antigos empregadores e solicitar um comprovante do período trabalhado; 
  • CNIS: ou cadastro nacional de informações sociais é o seu comprovante de contribuição ao INSS. O valor da sua aposentadoria será baseado neste comprovante. Por isso, confira se todos os valores informados no documento estão corretos;
  • Comprovante de residência: para comprovação de residência no Brasil. 

Você pode gostar de ler: Educação Financeira: conheça 7 princípios para obter sucesso financeiro

O pedido de aposentadoria pela internet

Agora, com documentos salvos no computador, você deve acessar o site do “Meu INSS”. Clicar em “entrar” e informar os dados solicitados. Assim, você será direcionado a uma página inicial, onde deve procurar por “solicitar minha aposentadoria”. 

Feito isso, selecione o tipo de aposentadoria que você quer solicitar e clicar em avançar. Serão realizadas algumas perguntas referente ao seu período de trabalho. Responda-as e clique em avançar. Após estas perguntas, você será direcionado a um formulário, preencha-o com seus dados e documentos digitalizados. Em seguida, selecione uma agência da Previdência Social e uma agência bancária para dar continuidade ao processo. 

Por fim, uma tela com todas as informações fornecidas aparecerá, confirme se todas estão corretas e clique em avançar com o seu pedido de aposentadoria. Pronto! Seu pedido está feito e você pode acompanhá-lo facilmente pelo aplicativo no seu celular.  

Leia a seguir: FGTS: saiba quando e como você pode sacar seu fundo de garantia

Leave A Reply

Your email address will not be published.