Saiba como dar entrada na sua aposentadoria sem sair de casa 

Dê entrada no seu pedido de aposentadoria no conforto da sua casa sem burocracia e filas. 

Foto do revisor (Érica Pereira Batista)
Revisado por: (Érica Pereira Batista)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Com a pandemia da Covid-19, muitas pessoas se viram com medo de sair de casa. Assim, o acesso a recursos pela internet, como a aposentadoria, passaram a ser uma opção. Hoje, 10 de novembro de 2021, a equipe do Humor do Mercado traz dicas para dar entrada na sua aposentadoria sem sair do conforto de sua casa. 

Continua depois da publicidade

O pedido de aposentadoria pela internet está disponível desde 2018, mas se tornou mais popular durante a pandemia. Para isto, é necessário que você acesse uma plataforma do Governo Federal chamada “Meu INSS”. Trata-se de um site que facilita o acesso a informações e pedidos referentes ao INSS. A seguir, veja como você pode dar entrada na sua aposentadoria por essa plataforma. 

O “Meu INSS” como facilitador das nossas vidas 

Essa plataforma, que também pode ser acessada pelo celular, por meio do aplicativo, facilita a vida de muitas pessoas. Por isso, o principal objetivo é diminuir o fluxo de pessoas em agências da Previdência Social, oferecendo recursos sem burocracia e filas de espera. 

Contudo, a maior dificuldade da plataforma está em digitalizar todos os documentos necessários para fazer o pedido da aposentadoria. Mas, uma vez com os documentos prontos no computador, é bem simples e fácil dar entrada em qualquer benefício relacionado ao INSS. 

Leia também: Primeira versão estável do Microsoft Edge para Linux já está em operação

Os documentos necessários para sua aposentadoria 

Para você

Reajuste dos planos de saúde vai ser de ao menos 18% no ano de 2022

Continua depois da publicidade

Golpes mais comuns na internet: Veja quais são eles e como evitar de…

Continua depois da publicidade

Para facilitar o seu pedido de aposentadoria, é importante que você organize e tenha em mãos alguns documentos. Contudo, para usar a plataforma para tal fim, é preciso que estes documentos possuam formato JPEG (foto) ou PDF. (documento digitalizado). Confira abaixo a lista de documentos que você precisa separar.

  • Documento de identidade: é importante que este tenha o CPF, caso não, você deve anexar o seu CPF junto ao RG. Também é possível usar sua carteira de habilitação;
  • Carteira de trabalho: será utilizada para comprovar seus vínculos de emprego durante a vida. Caso você tenha algum registro faltando, é possível entrar em contato com antigos empregadores e solicitar um comprovante do período trabalhado; 
  • CNIS: ou cadastro nacional de informações sociais é o seu comprovante de contribuição ao INSS. O valor da sua aposentadoria será baseado neste comprovante. Por isso, confira se todos os valores informados no documento estão corretos;
  • Comprovante de residência: para comprovação de residência no Brasil. 

Você pode gostar de ler: Educação Financeira: conheça 7 princípios para obter sucesso financeiro

O pedido de aposentadoria pela internet

Agora, com documentos salvos no computador, você deve acessar o site do “Meu INSS”. Clicar em “entrar” e informar os dados solicitados. Assim, você será direcionado a uma página inicial, onde deve procurar por “solicitar minha aposentadoria”. 

Feito isso, selecione o tipo de aposentadoria que você quer solicitar e clicar em avançar. Serão realizadas algumas perguntas referente ao seu período de trabalho. Responda-as e clique em avançar. Após estas perguntas, você será direcionado a um formulário, preencha-o com seus dados e documentos digitalizados. Em seguida, selecione uma agência da Previdência Social e uma agência bancária para dar continuidade ao processo. 

Por fim, uma tela com todas as informações fornecidas aparecerá, confirme se todas estão corretas e clique em avançar com o seu pedido de aposentadoria. Pronto! Seu pedido está feito e você pode acompanhá-lo facilmente pelo aplicativo no seu celular.  

Leia a seguir: FGTS: saiba quando e como você pode sacar seu fundo de garantia

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies