Pés rachados: o que pode ser? Veja dicas para resolver o problema

Conheça as principais causas das rachaduras nos pés!

Anúncio


As rachaduras nos pés são condições comuns, mas muito indesejadas e conhecer as suas causas é fundamental para prevenir essa situação. Então hoje, aqui no Lar Doce Lar, você vai ver quais são os principais motivos de ter pés rachados!

Causas dos pés rachados

O surgimento de rachaduras nos pés pode significar um ou o conjunto de vários fatores. As causas das marcas inconvenientes são das mais diversas, desde problemas mais simples de resolver, como desidratação, até problemas de saúde mais graves, a exemplo do diabetes, confira!

Desidratação

Essa é uma das causas mais conhecidas, a água é um elemento fundamental para todas as reações que ocorrem no nosso corpo, incluindo para hidratar a pele e garantir que ela tenha um aspecto macio e saudável.

Pés rachados, Foto: Canva Pro.
Pés rachados, Foto: Canva Pro.

Entretanto, quando não bebemos água o suficiente, a pele logo começa a apresentar efeitos, sendo um deles o ressecamento e fissuras nos pés.

Excesso de peso

Quando estamos acima do peso ideal, é normal que haja manifestações no corpo, a exemplo das rachaduras. Isso acontece por conta do impacto de um peso maior com o chão, onde o corpo naturalmente tenta se defender engrossando a pele das solas dos pés!

Continua depois da publicidade

Calçados

Pés rachados, Foto: Canva Pro.
Pés rachados, Foto: Canva Pro.

O uso constante de calçados abertos e muito baixos, como chinelos e rasteirinhas ou passar muito tempo descalço(a) é um clássico causador de fissuras nos pés, por conta da pressão exercida entre o corpo e o chão, sendo necessário sempre utilizar palmilhas ou protetores!

Continua depois da publicidade

Excesso de suor

Quando utilizamos calçados fechados por muito tempo, principalmente em climas mais quentes, os nossos pés suam bastante. Essa condição acaba favorecendo a proliferação de fungos, que ressecam e descamam a pele dos pés, sendo conhecida como micose.

Problemas na tireoide

A tireoide é uma glândula responsável por produzir muitos hormônios que regulam funções importantes do organismo, incluindo substâncias que interferem na hidratação da pele. Então se houver algum problema com a tireoide, é possível notar sinais corporais, como a desidratação, que implica nos pés rachados.

Diabetes

Pés rachados, Foto: Canva Pro.
Pés rachados, Foto: Canva Pro.

O diabetes é uma doença muito temida por descontrolar os níveis de açúcar do sangue, situação que causa muitos problemas, incluindo o ressecamento da pele, principalmente dos membros das extremidades, como é o caso dos pés.

Isso acontece porque a concentração de açúcar no sangue é tão alta que começa a lesionar os nervos, e pés ressecados e rachados podem facilmente resultar em feridas, afinal, quem nunca viu o famoso pé diabético?

Psoríase

A psoríase é uma doença autoimune, que forma uma espécie de escama e manchas no corpo por conta do acúmulo de células, o que favorece o ressecamento da pele como um todo, inclusive dos pés.

Caso note que os seus pés racham muito, é válido visitar um médico para avaliar a condição e investigar a presença de alguma doença!

Pés rachados, Foto: Canva Pro.
Pés rachados, Foto: Canva Pro.

Veja também: Quer ter pés lisinhos? Veja os segredos agora mesmo

Cuidados especiais com a pele: especialista dá dicas pra manter sua pele sempre saudável e bonita

Carregando comentários aguarde...
...