Chifre-de-veado; veja como cultivar essa bela planta

Deixe sua casa mais bonita com o chifre-de-veado

Anúncio


As plantas são fundamentais quando se quer trazer mais vida ao ambiente. No entanto, saber cuidar é essencial para tudo dar certo. Pensando nisso hoje, 08 de janeiro de 2022,  você quer saber como cultivar chifre-de-veado? Confira agora, no Lar doce lar.

Cultive chifre de veado

Como cultivar Chifre de Veado.
Como cultivar Chifre de Veado. Foto: Canva pro

A Platycerium bifurcatum mais conhecido como chifre de veado é uma das plantas mais bonitas e procuradas quando o assunto é decoração de espaços utilizando paisagismo, o chifre de veado é uma samambaia com um formato impressionante. Pois, é uma planta nativa da Austrália, Nova Guiné, Macedônia e Ilha Sunda.

Pois, é uma plantinha que na natureza costuma-se fixar nas arvores por meio de pequenas folhas em formato arredondados, semelhantes ao de escudos que ela possui, caracterizando essa planta como epífita.

Além dessas folhas em formato de escudo de cor verde ao nascer e que se tornam marrom com o passar do tempo e funcionam como fixadores, atuam protegendo as raízes e temperatura da planta, além de transportar nutrientes, a Platycerium bifurcatum possui outras folhas, agora em formato de chifres de veado, de onde deriva o seu nome.

O chifre de veado sobrevive muito bem na natureza, porém ao ser trazida para dentro de casa, é necessário atentar-se a uma série de cuidado necessários para garantir a sobrevivência dessa planta tão bonita e elegante. São plantas bastante antigas, que não se reproduzem através de sementes, mas sim através de esporos.

Continua depois da publicidade

Em que local devo plantar um chifre de veado?

O chifre de veado deve ser plantado em locais com bastante água, sombra e pouco vento. Então, nessas situações o chifre de veado cresce mais forte e rápido. Pois, pode crescer de maneira mais efetiva caso esteja fixado ou agarrado num tronco, árvore ou pedaço de pau.

Continua depois da publicidade

Um dos motivos de ser um ícone na arquitetura é o fato da planta ser ideal para ser usada como painel vertical em paredes.

Como fazer a reprodução do chifre de veado?

Como cultivar Chifre de Veado.
Como cultivar Chifre de Veado. Foto: Canva pro

Existem duas maneiras que podem ser usadas para a reprodução do chifre de veado, são elas:

1) Pelos esporos

Deve-se esfregar uma marca na cor marrom escuro que fica na folha do chifre de veado e ao soltar um pózinho (esporo) deposite-o num pote com substrato e molhe regularmente, é um processo mais demorado que leva cerca de 1 ano até que brote outra planta.

2) Pelo uso de mudas

Em seguida, esse é um processo mais rápido e fácil, que consiste em retirar um pequeno broto de uma planta já formada, garantindo que nessa muda, exista uma das folhas arredondadas citadas anteriormente. Por fim, deposite em outro vaso até que ela crie raízes, regue-a regularmente.

Para garantir a saúde e crescimento da sua planta se atente para:

a) Não deixar acumular água, é possível perceber esse acúmulo de água através de pequenas manchas pretas que podem surgir na base da plantinha.

b) Em seguida, molhar pouco as plantas, pode ser percebido pelo secamento da ponta das folhas.

c) Por fim, estar atendo a pragas e pestes como por exemplos as cochonilhas.

Então, agora que você sabe como cultivar chifre-de-veado, aproveite para encaminhar esse artigo para aquele seu amigo que também gostaria de saber.

Veja também: Feng Shui entenda como atrair prosperidade energias positivas para 2022

Receita de brownie com Nescau

Carregando comentários aguarde...
...