5 dicas (simples) para fazer o arroz perfeito: confira e pratique todos os dias

Veja como é simples

Anúncio


O arroz é um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros, seja em sua forma mais comum (cozido) ou em outras receitas mais elaboradas, como um risoto. Embora pareça simples de fazer, muita gente acaba pulando ou esquecendo alguma etapa e não consegue o resultado desejado. Por essa razão, o Blog Cozinha Fácil do Tecnonotícias trouxe hoje, 22 de fevereiro de 2022, 5 dicas para fazer o arroz perfeito.

Assim sendo, veja como é simples ter aquele arroz soltinho e saboroso todos os dias de uma forma muito mais fácil do que parece; confira e aproveite!

Confira 5 dicas para fazer o arroz perfeito

Super versátil e nutritivo, o arroz é um alimento que não pode faltar um dia sequer no cardápio. Contudo, a forma como se prepara é decisiva para obter um ótimo resultado.

Desse modo, confira agora mesmo 5 dicas para fazer o arroz perfeito e nunca mais errar a receita.

5 dicas (simples) para fazer o arroz perfeito: confira e pratique todos os dias
5 dicas (simples) para fazer o arroz perfeito: confira e pratique todos os dias – Imagem: Canva Pro

Leia também: Como tirar cheiro de alimentos dos recipientes de plástico – Várias maneiras para você limpar

Continua depois da publicidade

1. Não se deve lavar o arroz

Parece errado para você não lavar o arroz? Pois bem, muita gente também pensa assim. Mas na verdade essa é uma prática errada no preparo do arroz.

Continua depois da publicidade

Isso porque o arroz já é higienizado em seu processo industrial, aquele pozinho branco que sai na água quando você lava não é sujeira ou resíduos, mas sim causado pelo polimento que o grão recebe.

Além disso, a lavagem remove alguns dos nutrientes do alimento que são super benéficos para a saúde.

2. Escolha o tipo ideal

Quando o assunto é tipo ideal de arroz, essa escolha pode variar dependendo do seu gosto. Mas de forma geral, o tipo mais indicado para consumo diário é o agulhinha, caso você prefira um arroz mais soltinho.

Porém, na falta do agulhinha, o arroz parboilizado é uma ótima alternativa, pois fica soltinho e rende bastante.

No caso do arroz branco, um tipo super comum, ele tende a ficar mais molinho, uma vez que contém mais amido. Se você prefere esse tipo, cuidado com a quantidade de água usada na receita, pois quanto mais água, mais empapado o arroz vai ficar.

3. Quantidade de água

Por falar em quantidade de água, essa etapa é uma das mais importantes com relação à consistência do arroz.

Isso quer dizer que você deve usar mais água do que arroz e deve colocar um pouco do líquido quando o arroz estiver perto de secar, caso o grão ainda esteja durinho.

Preste atenção para não usar água demais ou de menos, nesse último caso, ele pode queimar facilmente.

4. Refogue o arroz

Refogar o arroz ou selar os grãos vai te ajudar a obter uma receita soltinha e certamente mais saborosa se comparada ao preparo apenas com água e sal.

Você pode fazer o refogado com alho, cebola e/ou cenoura, um pouquinho de óleo, azeite ou manteiga. Se quiser, pode adicionar também açafrão em pó.

Vale salientar que é importante e mais prático usar água fervente após refogar o arroz, pois ele vai cozinhar mais rápido.

5. Não mexa o arroz

Ficar mexendo o arroz quando a água estiver secando é uma forte ação para ele ficar mole. Mexa apenas quando adicionar a água para que o sal e outros temperos sejam incorporados ao arroz.

Ademais, deixe a chama em fogo baixo quando a água não estiver mais aparente.

Leia ainda: Alimentos desprezados: como aproveitar eles na sua alimentação

RECEITA DE ARROZ INTEGRAL: aprenda a fazer EM SUA CASA de maneira deliciosa (passo a passo)

Confira!

Carregando comentários aguarde...
...