Como plantar pequi pelo caroço? Veja passo a passo para ter sempre na sua casa

Confira como ter essa fruta incrível sempre disponível!

Anúncio


O pequi é uma fruta que vem do pequizeiro, muito consumida em algumas regiões do Brasil, seja crua ou cozida. No entanto, nem sempre é tão simples encontrá-lo, então hoje,  01 de janeiro de 2022, aqui no Lar Doce Lar, você vai ver como plantar pequi pelo caroço e o passo a passo para ter sempre na sua casa!

Passo a passo para plantar pequi pelo caroço

O pequi tem uma casca verde e o seu tamanho se assemelha ao de uma maçã, tem uma polpa amarela, um caroço no interior e vários espinhos, que necessita de cuidado para comer e não machucar a boca e gengivas.

A fruta é rica em nutrientes, como vitamina A, vitamina C, vitamina E, magnésio, fósforo, potássio e elementos que ajudam a prevenir o câncer, doenças do coração, protege os olhos, combate o envelhecimento precoce, controla a pressão arterial, auxilia na saúde dos cabelos e pele e melhora o sistema imunológico.

Assim, o pequi pode ser consumido na sua forma mais natural ou cozido em preparações culinárias, a exemplo do popular arroz com pequi. Além disso, da semente é extraído o óleo de pequi, utilizado na cozinha como uma gordura para fritura ou em saladas.

Como plantar pequi pelo caroço, Foto: Canva Pro.
Como plantar pequi pelo caroço, Foto: Canva Pro.

Ademais, o óleo de pequi também é útil como óleo de massagem corporal! Entretanto, a fruta não é tão simples de ser encontrada, mas é possível plantá-la na sua casa de forma orgânica e ter acesso ao pequi sempre que quiser! Basta ficar atento(a) as etapas para o cultivo da fruta na sua residência.

Continua depois da publicidade

Germinação da semente

Primeiramente escolha um pequi bem maduro e saudável, sem contaminação por microrganismos, retire toda a polpa e recolha o caroço. Armazene as sementes em uma vasilha com água durante quatro dias.

Continua depois da publicidade

Após esse período, recolha os caroços de pequi do recipiente e coloque-os em um local com sombra para secar durante dez dias. Conforme o tempo passa, as sementes começam a germinar, mas o processo pode demorar até 50 dias.

Plantio

Quando a semente passa esse tempo no sol, acaba ficando adormecida. Então antes de plantar é preciso “acordá-la” com um hormônio vegetal, chamado de ácido giberélico.

Caso você queira plantar os caroços sem utilizar o produto, a probabilidade de a semente vingar é de apenas 5% e com a substância a chance aumenta consideravelmente. Mergulhe os caroços na solução durante quatro dias para somente depois colocar na terra.

Como plantar pequi pelo caroço, Foto: Canva Pro.
Como plantar pequi pelo caroço, Foto: Canva Pro.

Acrescente um pouco de adubo no solo e depois dos quatro dias faça uma cova rasa, plante a semente com a parte mais grossa voltada para cima e cubra com apenas dois centímetros de terra.

Regue pelo menos duas vezes por dia, mas lembre-se de não encharcar, pois essa planta não suporta muita umidade e nem ambientes muito secos!

Veja também: Arroz com Pequi: aprenda como fazer esse prato especial hoje ainda

Benefícios das ervas e temperos caseiros: prevenção contra o envelhecimento precoce e até câncer

Carregando comentários aguarde...
...