Carro clonado: o que é? Saiba como evitar

Aprenda a identificar um carro clonado e evite ser vítima desse golpe!

Anúncio


Os crimes praticados em automóveis vem aumentando a cada dia e os criminosos estão sempre se especializando para praticar novos tipos de golpes. Um prova disso é a clonagem de carros, que apesar de ser um crime bem antigo, vem ganhando novas formas de ser aplicado. Por isso, hoje 08 de fevereiro, o Lar Doce Lar irá explicar o que é um carro clonado e como evitar cair nesse tipo de golpe.

O que é um carro clonado?

Ao dizer que um carro foi clonado, quer dizer que os dados de um determinado automóvel foram roubados. Ou seja, esses dados foram copiados e adicionados em um outro carro. Esse golpe é mais comumente utilizado no momento de compra e vendas de veículos.

Portanto é necessário prestar bastante atenção na hora de comprar um veículo visto que aquele carro pode ter sido roubado e conter dados falsos. Desse modo, prejudica tanto o real dono do carro, quanto você que comprará um carro mas não terá garantia nenhuma de que ele será seu.

Carro clonado: o que é? Saiba como evitar.
Carro clonado: o que é? Saiba como evitar. Foto: Canva Pro

Leia também: Como tirar pingos de tinta da madeira e outros acabamentos

Além disso, a compra e venda de carros clonados se torna uma dor de cabeça também para os órgãos competentes e às autoridades, que acabam perdendo certo controle que tinham sobre aquele veículo e sua documentação, visto que existirão dois ou até mais veículos com os mesmos documentos e placas.

Continua depois da publicidade

É uma situação que acaba surpreendendo muitas pessoas que só percebem quando começam a chegar multas suspeitas no seu endereço de locais em que a pessoa nunca esteve, ou não foi naquele dia identificado no documento, ou até mesmo quando esse carro é parado em alguma fiscalização de trânsito etc.

Continua depois da publicidade

O que fazer se suspeitar que seu carro foi clonado

Caso receba alguma multa que não condiz com o modelo do seu carro ou uma multa que você desconheça até mesmo o local em que aconteceu a infração e comece a suspeitar que o seu carro possa ter sido clonado o primeiro passo para tentar escapar desse problema é registrar um boletim de ocorrência comunicando que aquele automóvel não te pertence e que provavelmente seu carro foi clonado, Em seguida solicite juntamente com o Detran uma investigação acerca do caso.

Como evitar comprar um carro clonado?

Antes de comprar um carro preste bastante opção em cada detalhe do veículo assim como na documentação e nas placas para garantir que você não esteja comprando um carro clonado.

Carro clonado: o que é? Saiba como evitar.
Carro clonado: o que é? Saiba como evitar. Foto: Canva Pro

Confira a placa

A placa dos veículos podem ser verificadas pelos sites do DETRAN de cada estado, então basta acessar rapidamente a internet quando for conhecer o carro, ou até mesmo anotar para conferir em outro momento, longe das vistas do vendedor e verificar se as informações expostas no DETRAN são as mesmas do veículo que você quer comprar.

Tenha medo de preços muito baixos

Desconfie sempre que encontrar um carro com um preço baixo demais, inclusive se for um carro que custa um pouco mais caro e está saindo na mão do vendedor por um preço surreal. Essa “oportunidade” pode acabar custando caro demais lá na frente.

Peça para ver os documentos

Quando estiver negociando com o vendedor sobre o carro peça para ver os documentos originais do veículo, como por exemplo o CRLV e o CRV.

Leia também: Como tirar manchas difíceis da mochila.

Dicas incríveis de penteados fáceis

Carregando comentários aguarde...
...