Manutenção de motos: nunca negligencie esses 5 itens

Evite ter problemas com a sua moto e ficar a pé na rua ou na estrada!

Anúncio


É comum que muitos proprietários de motocicletas ou motonetas, acabem cometendo erros graves na manutenção de seus veículos. Seja na intenção de economizar, retirando alguns da manutenção preventiva ou até mesmo, não encontrando um mecânico honesto ou qualificado. Por isso, hoje 31 de janeiro de 2022, o Lar Doce Lar irá te mostrar 5 itens da moto que nunca devem ser negligenciados.

Entenda a importância da revisão

Primeiramente, antes de se preocupar com qualquer coisa, é importante compreender que as revisões de veículo são extremamente importantes. Portanto, é essencial que o proprietário siga as recomendações do manual de instruções e serviços da motocicleta.

Isso por que, ao serem realizados por profissionais responsáveis qualificados, os mesmos verificam diversos itens, como: velas, filtros de ar, rolamentos, peças do motor, parte elétrica e etc.

Nesse caso, seguindo o tempo correto entre as manutenções independentemente se aparecer algum problema ou não, é um cuidado chamado de manutenção preventiva.

Contudo, caso repare em algo diferente na sua moto, como mudanças nos sons e direção, deverá ser feita uma manutenção chamada corretiva. Em todos os casos, evite a segunda opção.

Continua depois da publicidade
Itens da moto que nunca devem ser negligenciados.
Itens da moto que nunca devem ser negligenciados. Foto: Canva Pro

Leia também: O que revisar na moto antes de viajar? Veja dicas

Continua depois da publicidade

Itens que não podem ser negligenciados:

Pneus

É impossível andar sem os pneus, não é mesmo? Portanto, não espere eles ficarem em más condições para trocá-los. Como estão em contato direto com as estradas, são eles os responsáveis por garantir a estabilidade e conforto do condutor.

Além disso, é importante que os mantenham sempre calibrados e ao sentirem baixos ou murchos, procure imediatamente por furos ou rasgos no mesmo.

Óleo

A princípio, esse é um dos cuidados mais negligenciados por pilotos em todo o mundo. Entretanto, o óleo é indispensável para um bom funcionamento do motor de sua moto.

Isso porque, esse líquido desempenha o papel de impedir que haja atrito entre as peças do veículo e ainda as protege de impurezas externas. Por fim, lembre-se de sempre manter as troca em dia obedecendo os limites de quilometragem descritos no manual de manutenção da motocicleta.

Itens da moto que nunca devem ser negligenciados.
Itens da moto que nunca devem ser negligenciados. Foto: Canva Pro

Freios

Quem nunca ouviu falar, em uma história de acidentes que ocorreram por falhas nos freios? Seja em carros, caminhões ou motos, os freios são essenciais na condução do veículo.

Por conta disso, realize as manutenções para sempre mantê-los ajustados e bem lubrificados, especialmente na parte da transmissão.

Corrente

É muito importante também verificar as correntes. Nesse caso, regularmente procure por folgas dessa peça. Com a ajuda do manual do seu veículo, terá acesso ao nível máximo de folga permitido.

Caso esteja maior que isso, você deverá levar a moto para fazer os ajustes em uma oficina.
Além disso, não se esqueça de mantê-las sempre lubrificadas, visto que correntes mal cuidadas, podem ajudar no desgaste da relação.

Geralmente, essa manutenção deve ser feita a cada 500km ou sempre que enfrentar terrenos com terra ou poeira.

Itens da moto que nunca devem ser negligenciados.
Itens da moto que nunca devem ser negligenciados. Foto: Canva Pro

Filtros

Por fim, saiba que as motos possuem filtros de ar e combustível que precisam ser trocados com uma certa regularidade.

Além disso, eles servem para evitar a contaminação do motor com sujeiras ou outros materiais. Nesse caso, a troca deve ser realizada a cada 10.000km rodados.

Para isso, você poderá levar o veículo em uma oficina especializada, para que o serviço seja feito sem prejudicar a integridade das peças.

E então, agora que você sabe quais são os itens da moto que nunca devem ser negligenciados. Aproveite para encaminhar esse artigo para aquele seu amigo que também gostaria de saber.

Leia também: Película veicular: como utilizar dentro da lei?

Aprenda agora como deixar PANELAS DE ALUMÍNIO brilhando como novas

Carregando comentários aguarde...
...