Ar condicionado do carro: com qual frequência devo troca o filtro?

Entenda a importância da manutenção do ar condicionado para a sua saúde!

Anúncio


Em um automóvel, existem diversos tipos de filtros e com as mais variadas funções. Entre eles, a principal finalidade é garantir o bom funcionamento do veículo. No entanto, um filtro em específico tem a finalidade de preservar a saúde das pessoas, dentro do veículo. Por isso, hoje 02 de fevereiro de 2022, o Lar Doce Lar irá explicar sobre quando trocar o filtro de ar condicionado do carro.

Para o que serve o filtro de ar condicionado?

Também conhecido como filtro de cabine, o filtro do ar condicionado tem a função de filtrar todo o ar que está vindo do sistema de ar condicionado. Dessa maneira, ele faz com que o carro sempre mantenha um ar livre de sujeiras e poeiras.

Além disso, é comum que o filtro de ar condicionado fique localizado atrás do porta-luvas ou escondido abaixo do painel.

Sua função é impedir que poeiras, mofos, resíduos e até mesmo pedaços de pequenas folhas, alcancem o sistema de ar condicionado. Com isso, esse dispositivo atua sobre o ar que é distribuído pelo automóvel, fazendo com que ele fique livre de poluentes.

Quando trocar o filtro do Ar condicionado do carro.
Quando trocar o filtro do Ar condicionado do carro. Foto: Canva Pro

Leia também: Quer vender o seu carro e não sabe como? Veja como não perder dinheiro!

Continua depois da publicidade

Como descobrir qual é a hora exata para trocar o filtro de ar condicionado?

Assim como os outros tipos de filtros que estão presentes em um veículo, o filtro de ar condicionado também costuma apresentar alguns sinais de que está na hora de fazer a troca.

Continua depois da publicidade

Nesse caso, um dos primeiros sinais que o carro começa a apresentar, é algum tipo de defeito no ar condicionado. No qual, ele começa a perder significativamente a sua força, sinalizando que o problema esteja no filtro.

Além disso, é comum notarmos que os vidros internos do carro estão ficando muito embaçados, tanto o motorista quanto do passageiro. Assim como, também é possível perceber um certo tipo de mau cheiro dentro do veículo.

Quando trocar o filtro do Ar condicionado do carro.
Quando trocar o filtro do Ar condicionado do carro. Foto: Canva Pro

Com qual é a frequência devo fazer a troca?

A verdade é que cada automóvel possui peças diferentes, assim como as suas particularidades e especificações distintas que são descritas no manual do fabricante. Isso significa, que o momento exato para fazer a troca do filtro de ar condicionado varia de carro para carro.

No entanto, o ideal é se basear no estado de conservação em que essa peça se encontra. Por isso, é muito importante ressaltar que a sua conservação irá depender muito dos locais em que o automóvel costuma andar.

Com isso, se o motorista tem o hábito de andar por regiões muito poluídas ou costuma ficar por muito tempo no trânsito. Isso irá fazer, com que ele precise trocar o filtro de ar condicionado com mais frequência.

Leia também: Veja 5 dicas para ajudar a conservar o seu carro!

Como ECONOMIZAR GÁS? Veja dicas infalíveis

Carregando comentários aguarde...
...