Anúncio

G20: dois estados é solução para Israel e Palestina

Evento vem sendo realizado no Rio de Janeiro

Anúncio


São José dos Campos (SP), quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – Durante a primeira reunião de nível ministerial no G20 (grupo dos 20 países mais ricos do mundo), no Rio de Janeiro, os membros entraram em um consenso. Isso porque todos concordaram que a existência de um estado palestino e outro israelense são a única forma de existir paz no Oriente Médio.

Continua depois da publicidade

Aliás, a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, desde outubro, vem dominando a pauta do encontro no Rio de Janeiro. Nesta quinta-feira (22), esse tema novamente foi o principal destaque entre os participantes.

Continua depois da publicidade

O ministro da Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, foi quem destacou esse ponto. Ele falou após o encontro entre eles nesta quinta, no Rio.

Continua depois da publicidade

G20 cobra reforço na ONU

G20: dois estados é solução para Israel e Palestina. Foto: Chuck Kennedy / State Department
G20: dois estados é solução para Israel e Palestina. Foto: Chuck Kennedy / State Department

Mas, para a criação de um estado palestino ao lado de Israel, entre outras coisas, é preciso união entre os países. E os membros do G20 cobraram o Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).

Desta maneira, querem uma reforma neste braço das Nações Unidas. Com isso, outras soluções para conflitos mundiais poderiam ser criadas entre os países participantes.

No total, delegações de 45 países diferentes participaram de mais um dia de encontro no Rio. Desta vez, o local escolhido foi a Marina da Glória, um dos locais mais charmosos da capital carioca.

Além das delegações, o G20 também teve a presença de membros do FMI (Fundo Monetário Internacional) e da OMC (Organização Mundial do Comércio). Mas, o foco principal mesmo foi a questão do conflito entre judeus e palestinos.

O blogue Casa e Agro, o seu preferido da internet, vem acompanhando o dia a dia das principais notícias na região, no Brasil e no mundo.

Guerra da Ucrânia em pauta

Outro assunto também tratado pelo G20 nesta quinta-feira foi a guerra da Ucrânia. Aliás, a invasão russa ao país vizinho vai completar dois anos neste final de semana e ainda longe de uma solução.

Atualmente, os integrantes do G20, que, na verdade, são 19, representam cerca de 85% de toda a economia mundial. A próxima edição vai acontecer na África do Sul, no ano que vem.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More