Anúncio

Como cultivar flores em muro? Veja como dar um toque especial nessa parte do quintal

Veja como deixar o muro lindo e ter mais espaço para as plantas

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Delfim Moreira, 25 de fevereiro de 2023, por Isabela Sousa – Quem gosta de jardinagem sabe que dá para cultivar flores em muro e deixar até essa parte do quintal muito decorada. Além de ser uma ótima maneira de deixar tudo mais verde, ainda garante espaço para mais plantas, mas, afinal, como colocar plantas no muro?

Continua depois da publicidade

Apesar de parecer uma ideia estranha, é uma alternativa perfeita para paisagismo. Entretanto, não é qualquer planta que pode ser cultivada neste espaço. Então, preparamos um guia com dicas para cultivar flores em muro de forma prática, bonita e que não atrapalhe o crescimento das plantas.

Continua depois da publicidade
Como cultivar flores em muro? Veja como dar um toque especial nessa parte do quintal - Fonte: Canva
Como cultivar flores em muro? Veja como dar um toque especial nessa parte do quintal – Fonte: Canva

Como cultivar flores em muros?

Criar canteiros de flores em muros pode ser uma maneira criativa e bonita de adicionar interesse visual ao seu espaço ao ar livre. Porém, antes de começar a trabalhar, escolha a parte do muro onde receba luz solar adequada para as plantas, mesmo seja pouco, é essencial tê-la.

Continua depois da publicidade

Limpe o muro e verifique se não há rachaduras ou danos que precisem ser reparados. Se necessário, pinte o muro com uma tinta adequada para áreas externas. Depois selecione plantas que se adaptam às condições do local, como a quantidade de luz solar e a exposição ao vento.

Prepare o solo na base do muro, removendo quaisquer detritos e ervas daninhas. Adicione adubo e um pouco de terra vegetal para melhorar a qualidade do solo. Escolha um sistema de irrigação para que as flores recebam água suficiente, especialmente se o muro ficar exposto ao sol por muito tempo. 

Considere a instalação de um sistema de irrigação por gotejamento para manter suas plantas regadas sempre. Então, plante as flores, colocando-as em canteiros rasos ao longo do muro, mantendo as regas, adubação e podas necessária para um bom crescimento.

Como cultivar flores em muro? Veja como dar um toque especial nessa parte do quintal - Fonte: Canva
Como cultivar flores em muro? Veja como dar um toque especial nessa parte do quintal – Fonte: Canva

Qual são as flores que crescem no muro?

Várias plantas podem se desenvolver bem em muros, as trepadeiras são uma delas. No entanto, algumas flores também podem se adaptar neste espaço e formar lindo canteiros decorativos cercando toda casa, são elas:

Como cultivar flores em muro? Veja como dar um toque especial nessa parte do quintal - Fonte: Canva
Como cultivar flores em muro? Veja como dar um toque especial nessa parte do quintal – Fonte: Canva
  • Petúnias;
  • Gerânios;
  • Verbena;
  • Prímulas;
  • Antúrios;
  • Calêndulas;
  • Begônias.

Além dessas variedades, segundo uma matéria do site Viva Decora, feita por Nathalia Inson, em 14 de setembro de 2022, o agapanto e a violeta também são lindas flores para ter em muros. Assim sendo, ótimas para canteiros na frente da construção, que não depende de muitos cuidados e tem uma floração linda.

Como cultivar flores em muro? Veja como dar um toque especial nessa parte do quintal - Fonte: Viva Decora
Como cultivar flores em muro? Veja como dar um toque especial nessa parte do quintal – Fonte: Viva Decora

Como colocar plantas na parede do muro?

A parte do muro que você deve usar para cultivar plantas depende do tipo de muro e das condições de crescimento. Muitas vezes, a melhor opção é criar canteiros rasos na base do muro. Isso permite que as plantas cresçam em solo adequado e recebam água suficiente. 

Entretanto, se o espaço for vertical e puder ser aproveitado, dá para criar um jardim suspenso com flores cultivadas em vasos ou suportes de parede. Sendo um excelente espaço para quem não pode plantar no chão.

Se o muro for de tijolo ou concreto, pode ser difícil criar canteiros na base do muro. Nesse caso, usar treliças ou suportes para pendurar vasos de plantas na parede, também é uma boa opção, assim como as trepadeiras com flores que pouco tempo garante seu espaço no muro.

Com essas dicas do Casa e Agro e mais os cuidados naturais que devem ser feitos com qualquer plantas, ter flores em muro será uma boa opção para quem quer mudar o paisagismo do quintal. Então, se inspire e faça já o seu cultivo.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More