Montes Claros, 13 de fevereiro de 2023, por Diego Rodrigues- A planta jiboia tem conquistado o seu lugar de destaque na decoração e no paisagismo. E isso se deve tanto a sua beleza quanto a capacidade de se desenvolver em ambientes internos. Contudo, ainda há muitas dúvidas em relação aos cuidados com a espécie. Pensando nisso, nós preparamos um artigo completo sobre como cuidar da planta jiboia no vaso, acompanhe!
Embora a jiboia seja uma planta exótica, ela não exige cuidados especiais e, portanto, é muito fácil mantê-la saudável e com as cores sempre vivas. Além disso, a espécie consegue lidar com mudanças drásticas de temperatura e suporta alguns dias sem água. Ou seja, é a opção perfeita para quem não tem muito tempo, ou para quem está iniciando na jardinagem. Veja agora sobre o tipo de solo, regas e demais assuntos sobre como cuidar da planta jiboia no vaso.
Aprenda como cuidar da planta jiboia no vaso
A jiboia, também conhecida como hera-do-diabo, é originária das Ilhas Salomão, e pertence à família das Araceae. De acordo com um artigo publicado em 29 de setembro, no site Casa Vogue, por Lígia Nogueira, essa espécie de trepadeira pode ficar enorme e chegar aos 4 metros de comprimento. No entanto, o Casa & Agro ressalta que isso irá depender de alguns fatores.
1. Escolha o vaso adequado
Para que a Epipremnum pinnatum possa alcançar os 4 metros conforme mencionado, é necessário escolher um vaso grande o suficiente para comportá-la. Desse modo, consideramos que um vaso ideal deve ter pelo menos 30 centímetros de profundidade e, de preferência, que seja os de boca larga.
Em resumo, o tamanho do recipiente também fará com que a planta se desenvolva mais rápido, pois permitirá que suas raízes tenham oxigênio e espaço suficiente para se expandir. Adicione pedriscos, argila expandida ou brita ao fundo do recipiente, isso irá ajudar no controle da umidade.
2. Tipo de Solo
Definido o tipo de vaso, é hora de investir na qualidade do solo para garantir que a planta cresça saudável e linda. Sendo assim, ofereça um substrato com boa drenagem e que contenha ingredientes orgânicos, ricos em materiais compostáveis.
Para isso, faça, ou adquira, uma mistura de vermiculita, areia grossa, casca de pinheiro e musgo de carvalho. O preparado deve conter quantidades iguais, finas e grossas para promover a drenagem e fornecer nutrientes necessários.
3. Como regar corretamente a planta jiboia
Essa espécie tem uma tendência a se desenvolver melhor em solos úmidos, mas não encharcados. Assim sendo, a média de regas deverá ser de aproximadamente 3 vezes por semana, dependendo da temperatura do ambiente.
Em suma, o ideal é que o substrato fique úmido entre as irrigações. Durante o inverno, reduza a frequência para 1 ou 2 vezes por semana, para evitar o apodrecimento das raízes. Viu só, o quanto é simples aprender como cuidar da planta jiboia no vaso?