Anúncio

Árvore-do-viajante; saiba tudo que precisa para cuidar dessa linda planta

A Ravenala é uma árvore de beleza exótica, rizomatosa e semi-lenhosa presente em vários jardins tropicais de diversas partes do mundo

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Salvador, em 25 de setembro de 2022, por Mayara Porto. – A árvore-do-viajante ou Ravenala, de nome cientifico Ravenala madagascariensis, é uma planta nativa e endêmica das ilhas de madagascar na costa sudeste da África. Também chamada de palmeira-do-viajante, mesmo que não tenha relação taxionômica com a família das palmeiras (Arecaceae), mas sim, é pertencente à família das estrelítzias (Strelitziaceae).

Continua depois da publicidade

A Ravenala é uma árvore de beleza exótica, rizomatosa e semi-lenhosa, presente em vários jardins tropicais de diversas partes do mundo.  Ademais, por conta das suas folhas gigantescas e pelo seu formato escultural de leque, ela é bastante popular no paisagismo atual. Visto isso, trouxemos algumas dicas e informações sobre o cultivo da árvore-do-viajante, especialmente para você.

Continua depois da publicidade

Onde plantar a ravenala

Por ser de um porte muito alto (variando de 6-12 metros em média), o blog Casa&Agro não recomenda manter a planta em vasos, mesmo que sejam grandes. Desse modo, a ravenala deve ser cultivada em jardins grandes, em áreas abertas e que tenha exposição plena ao sol durante a maior parte do dia. 

Continua depois da publicidade

Por ser nativa de uma região tropical, a palmeira-do-viajante tem um melhor desenvolvimento em ambientes mais quentes e úmidos, não se adaptando em locais muito frios (abaixo de 17º). Além do clima, outro fator a se atentar é o vento. Em locais com a presença de muito vento, as folhas da árvore podem rasgar-se e ficar menos atrativas.

Árvore-do-viajante (Reprodução Canva Pro)
Árvore-do-viajante (Reprodução Canva Pro)

Como cultivar a ravenala

Normalmente, a propagação da  árvore-do-viajante é feita via seminal (através do uso de sementes), que acabam demorando bastante para germinar. Entretanto, também é comum fazer a divisão dos brotos que crescem na base da planta (suas gerações, filhas e netas), gerando novas mudas a partir deles. O solo ideal é com umidade, mas sendo drenante, que deve ser regado quando aparentar estar relativamente seco, pois a palmeira-do-viajante gosta muito de umidade. 

Ravenala (Reprodução Canva Pro)
Ravenala (Reprodução Canva Pro)

Como são os manejos da ravenala

Por ser uma árvore bastante rústica, poucos são os manejos que você deve ter com ela no dia a dia, para que ela se desenvolva corretamente. Ademais, é necessário fazer a limpeza da planta retirando os galhos secos e ervas daninhas adjacentes, este manejo ajuda a manter a sua beleza e seu bom crescimento. 

Segundo publicação do site Petz, atualizada em 26 de julho de 2022, a adubação ideal para a ravenala é uma adubação rica em nitrogênio, que estimula a produção e o viço das suas grandes folhas. Acerca das suas regas, devem ser feitas 2 vezes ao dia, ou no mínimo diárias, para garantir um desenvolvimento e crescimento bom e ideal.

Imagem: Petz
Imagem: Petz

Agora você já sabe que ter uma árvore-do-viajante em casa é muito fácil e simples. Que tal por a mão na terra e deixar o seu jardim ainda mais lindo, com essa bela espécie exótica? Esperamos que essa matéria seja de grande ajuda para o seu cultivo.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More