Anúncio

Repolho roxo ou branco? Veja as propriedades de cada um e como desfrutar de seus benefícios

Aproveite todos benefícios deste vegetal tão versátil

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Jarinu, 09 de setembro de 2022, por Keila Carlos – Você sabia que o repolho faz parte da família da couve-flor, do rabanete, do brócolis e da couve? Desde já, esta verdura, tão versátil em preparos culinários, é rica em nutrientes.

Continua depois da publicidade

Sendo assim, o repolho, tanto o roxo quanto o branco, traz vários benefícios à saúde. Antes de mais nada, além da diferença na cor entre um e outro, há também algumas variações nas quantidades dos nutrientes. Vamos descobrir tudo sobre este vegetal?

Continua depois da publicidade

Qual o melhor repolho para a saúde: o roxo ou branco?

Segundo informações escritas pela colaboradora Samantha Cerquetani ao site Uol em 10 de novembro de 2021, o repolho branco contém uma concentração de vitamina A um pouco mais elevada que o roxo. Mas, em ambos, além da vitamina A, há a presença de potássio, manganês, vitamina C e fósforo. Logo, todos esses nutrientes reunidos, o resultado não poderia ser outro além de vários benefícios ao organismo.

Continua depois da publicidade
Imagem extraída do site Uol
Imagem extraída do site Uol

Quais são os benefícios desse vegetal?

Acompanhe todos os benefícios que estão presentes nesta verdura e, assim, com certeza, você incluirá este vegetal no seu cardápio diário:

  • Aumenta a imunidade – Por possuir vitamina C, é ótimo para imunidade, bem como um poderoso antioxidante, ajudando na absorção do ferro. Portanto, auxilia em tratamentos de anemia. No entanto, o repolho roxo possui uma quantidade um pouco maior dessa vitamina;
  • Controla o colesterol – Suas fibras ricas em fitoesteróis que auxiliam no controle do colesterol ruim;
  • Faz bem para a saúde dos ossos – Rico em potássio, vitamina K, magnésio e cálcio, contribui para o fortalecimento dos ossos, sendo assim, muito bom para a prevenção de osteoporose;
  • Colabora para a saúde do coração e para a luta contra a hipertensão – Justamente por ajudar no controle do colesterol e da pressão arterial, é forte aliado na prevenção de doenças cardiovasculares;
  • É bom para a saúde ocular – Possuindo vitamina A, o repolho é grande contribuinte para a visão;
  • Reduz inflamações – Os antioxidantes presentes neste vegetal, principalmente quando consumido cru, ajuda a reduzir doenças inflamatórias.

Qual a melhor forma de consumir o repolho?

Primeiramente, saiba escolher o repolho, que deve estar com suas folhas resistentes. Dessa forma, se estiverem murchas e com mau odor, não compre. Se optar por comprar o vegetal picado, observe o prazo de validade e sua aparência.

Consuma-o cru em saladas, refogados, e cozidos. Uma ótima pedida é o famoso charuto (repolho recheado) e outros. Enfim, são várias as opções de pratos com essa verdura. 

Para armazenar, guarde na geladeira e sem cortar suas folhas. Assim, quando for usar, corte a quantidade que precisar. Por fim, mulheres que amamentam devem evitar o consumo deste vegetal, uma vez que, por conter enxofre, pode causar gases no bebê.

E você, como costuma fazer repolho? Qual é o seu preferido: o roxo ou o branco? Afinal, depois de descobrir todos os benefícios que o Casa & Agro acabou de trazer, dá vontade de consumir todos os dias. 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More