Móveis planejados: como conservar o projeto por muito mais tempo

Algumas dicas são importantes e valiosas para ampliar a vida útil do material

Móveis planejados são uma maneira de, como o próprio nome já diz, deixar a casa mais planejada. E, neste caso, servem não apenas para apartamentos e casas pequenas, mas também servem para grandes construções. No entanto, é necessário ter alguns cuidados para valorizar os planejados. E o blogue Truques Caseiros tem algumas dicas interessantes nesta terça-feira, dia 23 de novembro.

Continua depois da publicidade

Ao contrário dos móveis convencionais, os móveis planejados são feitos sob medida e sob encomenda do proprietário, que costuma primeiro idealizar um projeto customizado, com as suas características para deixar o ambiente de acordo com as suas necessidades. Até por isso, nem sempre os planejados valorizam o imóvel. Agora, o Truques Caseiros mostra algumas dicas de como conservar.

Leia também: Labirintite: confira dicas e truques caseiros para evitar crises

Continua depois da publicidade

A primeira grande dica é evitar usar água na hora de fazer a limpeza desses móveis planejados. Isso porque eles são feitos, basicamente, de madeira, e mesmo no caso do MDF (um tipo de madeira sintética), a água e a umidade podem estragar todo o material ao longo do tempo. E, mesmo o produto tendo uma garantia de alguns anos em muitos casos, a conservação é importante. Desta forma, prefira sempre panos secos para fazer a limpeza.

Além disso, de acordo com especialistas donos de empresas responsáveis pela fabricação dos planejados, uma segunda dica é quanto ao material de limpeza utilizado. Nesse caso dos móveis planejados, utilizar produtos como o vinagre, por exemplo, não é indicado, pois é corrosivo. Produtos à base de sal e de limão nos móveis planejados? Nem pensar nessa possibilidade.

Continua depois da publicidade

Móveis planejados devem ser limpos com regularidade

Mas um item importante e que vale como uma terceira dica é a regularidade da limpeza. Além da forma correta de limpar os móveis planejados, é necessário fazer essa limpeza regularmente, para conservar melhor e até mesmo para evitar um problema que tem sido comum neste tipo de material: as formigas, que aparecem pelos vãos.

Leia também: Como limpar poeira de casa e mantê-la longe desse pó indesejado?

Uma quarta dica é: encha a casa de cortinas e persianas, pois a luz do sol, se ficar em constante contato com os móveis planejados, podem danificá-los. Desta forma, essa questão deve ser levada em conta e pensada na hora de se colocar esse tipo de material na casa, embora sirva também para os móveis convencionais.

E, para finalizar, uma quinta dica é quanto aos acessórios dos móveis planejados, como os puxadores, que geralmente são feitos de aço em inox e, portanto, são corrosivos. Uma solução é evitar ter contato justamente com produtos corrosivos, fazendo com que esses móveis planejados tenham um tempo de vida útil bem maior. Confira, a seguir, um vídeo que ensina mais dicas de conservação dos móveis planejados.

Leia também: Quintal: confira 5 dicas incríveis e aproveite melhor o espaço

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies