Mancha de caneta na roupa: aprenda como remover de forma simples e rápida

Aprenda quatro passos para tirar tinta de caneta da roupa de forma fácil

Tremembé, quarta-feira, 13 de abril, por Renata Leite Santos — Quem é que nunca se deparou com este problema, roupa suja de caneta? Os acidentes com tinta de canetas são bem comuns no nosso dia a dia. Uma criança que está brincando com a caneta ou um adulto que esquece no bolso ou na correria do trabalho.

Continua depois da publicidade

Porém, podemos resolver este problema se soubermos fazer a limpeza de forma correta. Por isso, hoje nós do blogue Truque Caseiros reunimos um passo a passo eficaz para eliminar as manchas de tinta da sua roupa. Confira a seguir!

Como tirar tinta de caneta da roupa

Tirar a mancha de caneta da roupa pode parecer algo impossível ou algo bem complicado de limpar. Mas saiba que com algumas receitas caseiras e processos bem práticos é possível se livrar destas manchas.

Continua depois da publicidade

Sendo assim, o primeiro passo é verificar o tipo de tinta e o estado em que ela se encontra na roupa. Uma vez que, dependendo da situação é preciso seguir passos mais específicos para remover a mancha. Por isso, reunimos dicas que podem ser úteis em diferentes casos. Logo, você deve ficar atento para seguir os passos indicados, com o máximo de cuidados para evitar danos nas peças. 

Veja também: Cheesecake de goiabada: saiba como fazer esse bolo delicioso como sobremesa na Semana Santa

Continua depois da publicidade

Se ainda tiver excesso, o primeiro passo é absorver

No caso de um acidente recente, onde a tinta está fresca, a primeira dica, para tirar a mancha, é remover o excesso de tinta. Dessa forma, você pode se livrar de grande parte da tinta, o que facilita todo o processo de limpeza.

O primeiro passo é colocar um papel toalha ou um pano embaixo da parte com tinha. Assim você evita que a substância se espalhe ou manche o outro lado da peça. Em seguida, use um algodão ou até mesmo outro papel toalha, para remover o excesso desta tinta fresca. Repita o processo quantas vezes for necessário para tirar o máximo de tinta possível.

 Produtos para remover a tinta de caneta

Abaixo listamos diferentes produtos que podem ser usados para remover a tinta. Lembrem-se de atentar ao tipo de tinta que manchou a sua peça. Inclusive, algumas opções são bem simples e contam com ingredientes que geralmente já possuímos em casa.

  • Álcool ou removedor de esmalte: deve ser usado principalmente se a mancha já estiver seca. Desse modo, pegue um pedaço de algodão e umedeça com o álcool ou o removedor de esmalte e passe no local manchado;
  • Suco de limão: uma receita caseira muito útil para tirar tinta de caneta da roupa é com o limão. Inclusive, vale ressaltar que esse é um dos métodos mais simples. Você só precisa espremer a fruta e deixar o suco em um recipiente. Depois, coloque a peça de molho e esfregue delicadamente a região onde está a mancha. Ao perceber que a mancha saiu, você pode tirar a roupa da solução e lavar a peça normalmente;
  • Vinagre branco: um ‘item’ que geralmente temos em casa e pode ser um ingrediente chave para limpeza. Mas cuidado, o vinagre branco pode desbotar roupas coloridas. Por isso, essa dica é voltada para roupas brancas e claras. Com um pano ou algodão umedecido, esfregue a região de forma delicada;

Acesse: Saiba como fazer para higienizar frutas, legumes e verduras; confira essas dicas simples e essenciais

  • Detergente: se a sua mancha já é mais antiga vale apostar no detergente branco. Coloque um pouco do produto sobre a mancha e comece a esfregar com um algodão. Se ainda restar manchas, você pode aplicar um pouco mais de detergente e, então, deixe agir por uma hora, mais ou menos. Depois volte a esfregar a superfície com o algodão, e caso seja necessário, repita a operação até que toda a mancha suma;

E se a mancha for antiga?

  • Removedor de tinta: caso a mancha seja mais antiga você pode encontrar dificuldade em retirar apenas com receitas caseiras. Por isso, recorra aos removedores de tinta. Comece o processo umedecendo um algodão umedecido no álcool para retirar o excesso da tinta. Depois, deixe a peça de molho no removedor. Não esqueça de seguir as instruções de uso da embalagem do produto.

Após tantas receitas, você já conhece boas dicas de processos para tirar a tinta de caneta da roupa. E claro, ao final de cada método de limpeza que indicamos, não se esqueça de colocar a peça para lavar. Se ainda ficou com dúvidas, assista ao vídeo do canal Receitas do Noca.

Acesse: Saiba como fazer para limpar o filtro de barro com essas dicas simples; confira

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies