Casca de laranja: confira dicas incríveis de como reaproveitar e economizar

Produto poder ter diversas utilidades em casa

São José dos Campos-SP, 24 de março de 2023, por Marcos Eduardo Carvalho – A casca de laranja muitas vezes vai para o lixo quando comemos a fruta. Contudo, é importante lembrar que esse produto também pode ter muita utilidade, até mais que a própria laranja.

Continua depois da publicidade

Desta maneira, vamos aproveitar este post para mostrar algumas dicas incríveis e fáceis sobre como reaproveitar a casca de laranja. Assim, nunca mais você vai querer jogar no lixo algo que pode ter muita utilidade prática em casa.

Casca de laranja pode virar chá

Casca de laranja: confira dicas incríveis de como reaproveitar e economizar. Foto: Pixabay
Casca de laranja: confira dicas incríveis de como reaproveitar e economizar. Foto: Pixabay

Primeiramente, saiba que é possível até mesmo fazer chá com casca de laranja. Para isso, você deve colocá-la em uma panela de água quente.

Continua depois da publicidade

Então, espere ferver por alguns minutos antes de ficar pronto. Depois, basta coar em uma peneira e servir, tanto quente quanto frio. Aliás, a laranja é uma fruta rica em vitamina C e pode ajudar a melhorar a resistência do corpo.

Ainda na cozinha, podemos utilizar a casca de laranja como tempero. Nesse sentido, basta moer o as cascas e colocar tanto em pratos doces quanto salgados, pois, acrescenta um sabor cítrico e levemente adocicado aos alimentos.

Continua depois da publicidade

Casca cristalizada

Outra dica na cozinha é pegar o produto que iria para o lixo e fazer uma casca de laranja cristalizada. Neste caso, corte as cascas de laranja em tiras e ferva na água, normalmente por dez minutos.

Após fazer isso, escorra a água e coloque as cascas em uma panela com açúcar e água. Em seguida, elas deverão cozinhar até as cascas ficarem macias e cristalizadas. Ainda vale lembrar que as elas podem servir também para decorar bolos e sobremesas.

Agora, também podemos fazer vinagre com aroma diferenciado. Assim, deve-se colocar todo o produto em uma jarra com vinagre e deixá-lo descansar por algumas semanas.

Depois de aguardar esses dias, você deve coar e utilizar o vinagre para temperar saladas e outros pratos. Com isso, a casca de laranja ganha mais uma utilidade.

Uma reportagem do portal Band, no dia 2 de fevereiro de 2021, mostra mais algumas dicas sobre como utilizar as cascas de laranja na culinária.

Casca de laranja: confira dicas incríveis de como reaproveitar e economizar
Casca de laranja: confira dicas incríveis de como reaproveitar e economizar

Cheiro agradável

Uma das características das laranjas é os cheiros agradáveis e, por isso, também podemos fazer um aromatizador de ambiente. Para isso, é importante usar as cascas secas para fazer esse aromatizador de ambiente natural e muito perfumado.

Ainda podemos usar o material como repelente natural de insetos. Isso porque formigas e mosquitos não suportam o cheiro e ficam longe do ambiente.

Por fim, o blogue Truques Caseiros, o seu preferido da internet, lembra que a casca de laranja é muito útil para diversas frentes. Se tiver mais dicas e sugestões, é só deixar nos comentários.

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies