Cactos: aprenda agora os segredos para o cultivo caseiro desta planta

Veja como favorecer a floração dos cactos domésticos

Belo Horizonte, quinta-feira, 7 de abril de 2022, por Edmar Oliveira – As plantas como os cactos, são antes de mais nada, objetos de decoração responsáveis por dar leveza em qualquer ambiente. Apesar de queridinho dos espaços menores, sua floração pode demorar anos para acontecer.

Continua depois da publicidade

A dica de hoje do blogue Truques Caseiros vem desvendar o mistério de um adubo muito eficiente e barato para a floração destas plantinhas. Os cactos são plantas originárias do deserto, possuem espécies de diversos tamanhos. Portanto, para o cultivo doméstico, é preferível escolher um cacto de porte pequeno.

Veja mais: Cuidados com os pés: saiba como tratar para evitar ressecamento e rachaduras sem usar produtos caros

Continua depois da publicidade

Cuidados indispensáveis

Quem decide fazer a experiência de cultivar cactos, precisa conhecer as regras de ouro da plantinha. Desse modo, devido a sua origem em países desérticos, eles não se adaptaram ao excesso de água. Por isso a rega deve ser feita em pequena quantidade e preferencialmente a cada 15 dias.

Já na hora de escolher onde plantar o cacto, seja em vasos ou ao ar livre, é indispensável que o local tenha uma grande incidência de sol. De preferência onde o sol possa ficar durante todo o dia em contato com a planta. 

Continua depois da publicidade

Acontece que quando o cacto não recebe iluminação direta do sol, ele começa a se contorcer em direção da luz. Com isto gasta muita energia, prejudicando o processo de florescer.

O segredo das flores de cacto

Os cactos como são plantas com diversas espécies, apresentam também floração das mais variadas cores e tamanhos. Dessa forma, cada cacto que floresce carrega consigo uma grande surpresa para quem cultiva esta planta incrível. A primeira providência de quem quer ver seu cacto florir é colocar a planta em local de sol direto a maioria do dia.

Veja mais: Alvejante caseiro: faça um produto igualzinho a melhor marca do mercado e economize

Outro segredo é a utilização de adubo orgânico muito eficiente. Basta colocar 2 litros de água em uma garrafa pet, por exemplo. Em seguida, misture 2 colheres de carvão vegetal triturado e 2 colheres de farinha de osso.

Esta farinha é facilmente encontrada em casas especializadas em plantas. Dessa forma, agora basta sacudir bem até dissolver o máximo possível dos ingredientes. Utilize uma pequena quantidade desta receita a cada 15 dias para regar o cacto.

Qual o melhor ambiente para cactos?

Repita o processo por 3 vezes e como resultado já será possível visualizar as primeiras flores brotando na planta. Esta dica barata e eficiente também pode para acelerar a floração de rosas do deserto.

De acordo com Dan Novachi e Nathalie Ayres em matéria publicada no portal UOL em 24 de abril de 2021, os cactos são uma excelente opção para decoração do lar. Em suma, confira mais informações no canal Victor Horta na Varanda:

Veja mais: Bolo pão de mel: veja como fazer em casa uma sobremesa sem igual

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies