Bolinho caipira: saiba como fazer essa deliciosa iguaria de São José dos Campos

Prato típico da cidade do Vale do Paraíba é sucesso nas festas juninas

Bolinho caipira é um dos itens mais famosos das tradicionais festas juninas no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. Inclusive, é uma receita onde muitos atribuem sua origem a São José dos Campos, a maior cidade da região. Desta maneira, nesta quarta-feira, dia 9 de março, o blogue Truques Caseiros vai falar um poucos sobre o assunto.

Continua depois da publicidade

Primeiramente, vamos aos ingredientes da massa. Esse produto precisa de 500 gramas de farinha de milho amarela, duas colheres de farinha de mandioca, quatro colheres de sopa de óleo, um litro e 700ml de água e dois cubos de caldo de galinha ou carne. Em seguida, pegue esses cubos e coloque em uma panela grande, com a água fervendo. E o Truques Caseiros segue com as dicas.

Veja em seguida: Vai viajar? Saiba como organizar a mala da maneira mais prática

Continua depois da publicidade

Enquanto isso, misture em outra vasilha às duas farinhas, até que a de milho desmanche os seus flocos. Assim, coloque o óleo, misture de novo o material e reserve. Depois, com a água já fervida, coloque por cima da farinha e mexa com uma colher de pau. Não coloque as mãos. Alguns também inserem um pouco de salsicha picada na água, devido à coloração.

Depois, vá colocando mais água na massa, para ela ficar totalmente homogênea. Vale lembrar que não pode ficar totalmente seca, senão, vai quebrar na hora de fritar. Por isso, também guarde um pouco da água fervente se eventualmente precisar colocar mais no bolinho. Agora, deixe a massa no descanso.

Continua depois da publicidade

Veja em seguida: Sapato brilhando: confira alguns truques para deixar os calçados limpos de novo

Bolinho caipira e o recheio

Durante esse período de descanso, volte as atenções para o recheio do bolinho caipira. Então, o precisa de meio quilo de carne moída, suco de limão, cebola picada, alho amassado, salsinha e cebolinha picada, pimenta-do-reino e sal a gosto. Assim, misture todos esses ingredientes na carne.

Por fim, é necessário temperar a carne ainda crua para não ficar seca quando estiver dentro do bolinho. Então, pegue a massa, enrole um pouco, com as mãos limpas, coloque a carne dentro e feche no formato de elipse, que é o formato tradicional do bolinho. Agora, é só pegar o bolinho e fritar com óleo bem quente. É um produto gorduroso? Bastante, mas vale a pena. A seguir, acompanhe um vídeo do canal ‘Culinária em casa’, com algumas dicas de como fazer o bolinho caipira.

Veja em seguida: Guarda-roupas prático e funcional: saiba como ter um móvel assim em casa

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies