Torta de figo: uma receita deliciosa que até quem não gosta de figo começa a gostar

Torta de figo. Foto: Reprodução/iStok
Torta de figo. Foto: Reprodução/iStok

Neste sábado, 12 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, iremos apresentar um prato muito especial neste dia. A receita de hoje é torta de figo.

Esta deliciosa torta de figo, é fácil e rápida de se fazer. O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 120 minutos, rende 6 porções e tem grau de dificuldade fácil.

Assim, leia mais: Roseta de peixe com manga grelhada: uma das melhores receita que você já viu

Saiba como fazer a torta de figo

Dá para planejar e preparar num dia a massa, no outro o creme e montar em um dia especial. A massa e o recheio são básicos e você pode criar a torta que quiser trocando as frutas frescas.

Portanto, confira também: Risoto cremoso de limão siciliano: faça esta deliciosa e simples receita e impressione
Ingredientes da receita

1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo;
100 g de manteiga gelada;
⅓ de xícara (chá) de açúcar;
1 ovo;
1 gema;
½ colher (chá) de fermento em pó;
farinha de trigo para polvilhar a bancada;
papel-manteiga e grãos de feijão cru para assar (ou outro grão seco da dispensa);
300 g de cream cheese;
50 g de manteiga em temperatura ambiente;
1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro;
extrato de baunilha a gosto;
8 figos;
4 ramos de alecrim;
mel a gosto para servir.

Passo a passo da torta de figo
Torta de figo. Foto: Reprodução/iStok2 Torta de figo. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, numa tigela, misture a farinha, o açúcar e o fermento em pó. Junte a manteiga em cubos e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa. Logo após, acrescente o ovo, a gema e amasse apenas até formar uma bolota. Em seguida, embrulhe com filme e deixe descansar na geladeira por no mínimo 30 minutos.

Logo após, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Retire a massa de torta da geladeira e separe uma fôrma redonda com fundo removível de 24 cm de diâmetro. Em seguida, polvilhe a bancada e a massa com farinha de trigo. Com o rolo de macarrão, abra a massa até formar um círculo 4 cm maior que o diâmetro da fôrma.

Polvilhe farinha durante todo o processo para evitar que a massa grude na bancada ou no rolo. Logo após, enrole a massa sobre o rolo, transfira para a fôrma e pressione delicadamente com as pontas dos dedos para cobrir o fundo e a lateral da fôrma.

Em seguida, com a faca (ou carretilha) corte o excesso de massa para nivelar a altura – ela deve ter no mínimo 3 cm de altura. Para decorar a lateral da torta: finque a ponta de uma colher de sopa na massa da lateral e puxe para cima. Logo após, repita logo ao lado e siga repetindo, até encontrar, novamente, o primeiro corte feito com a colher.
Passo Adiante
O resultado é o formato de uma coroa. Em seguida, junte as aparas de massa e reserve na geladeira – você pode utilizar para fazer biscoitinhos. Logo após, corte um círculo de papel-manteiga um pouco maior que a fôrma, coloque sobre a massa e preencha o fundo com grãos de feijão cru – eles servem de peso e evitam que a massa infle e quebre ao assar.

Em seguida, leve ao forno para assar por cerca de 25 minutos até dourar. Deixe esfriar completamente antes de desenformar. Logo após, na batedeira, coloque o cream cheese, a manteiga e bata por cerca de 3 minutos, em velocidade média, até formar um creme liso.

Sem parar de bater, acrescente o açúcar gradualmente e bata por mais 3 minutos, até ficar bem cremoso. Em seguida, misture gotas de extrato de baunilha. Transfira para uma tigela, tampe e reserve na geladeira. Logo após, com um pano de prato úmido (ou papel-toalha), limpe bem os figos.

Mantenha a casca, o cabinho e corte cada um ao meio, no sentido do comprimento. Assim que estiver fria, desenforme a base da torta e transfira para um prato. Em seguida, cubra o fundo com o creme de cream cheese.

Logo após, numa das laterais da torta, disponha os figos inclinados, formando uma fileira. Por fim, decore com os ramos de alecrim, regue com mel e sirva a seguir.

Sugestão de consumo da receita
A torta de figo, fica uma delícia pura, mas você pode acompanhar com uma deliciosa clericot tropical. Essa combinação fica irresistível!

Confira agora: Sardinhas fritas com fubá: aposto que você vai se surpreender com esta receita

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]